CEDECA-BA torna pública Carta Aberta sobre o “Caso das crianças de Monte Santo”

Compartilhe

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia se manifestou sobre o "Caso das crianças de Monte Santo". Em carta aberta, o CEDECA-BA solicita que órgãos do Sistema de Garantia de Direitos do município tomem medidas para proteger Silvânia Silva e seus cinco filhos do assédio de Letícia Fernandes e José Mattos. O casal é acusado de perseguir a família de Silvânia desde que a guarda das crianças foi restituída à mãe biológica.

De acordo com o documento, os dois "afrontam impunemente os posicionamentos das autoridades constituídas fazendo-se passar por corretores de imóveis, circulando na rua onde mora a família, constrangendo a mãe e cinco crianças, impedidas de seguir a rotina diária. Ameaçando levar a qualquer custo a criança mais nova da qual recebera a guarda irregularmente, Leticia Fernandes segue as crianças nas ruas, motivo pelo qual os pequenos deixaram de frequentar a creche ainda em período de adaptação".

Entenda o caso – Assunto de ampla repercussão nacional, no qual cinco irmãos de uma mesma família foram ilegalmente colocados em famíliassubstitutas (terceiros residentes no interior do Estado de São Paulo), de onde retornaram apósum ano e meio, para a família bioafetiva no Sertão da Bahia, por decisão judicial.

Confira na íntegra a Carta aberta à Sociedade Brasileira e ao Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.