Exposição apresenta produção artística de crianças Guarani Kaiowás

Compartilhe

A inauguração será amanhã (17), às 18h, na Câmara dos Deputados, em Brasília

Os brasilienses terão a oportunidade de entender os problemas que atingem a etnia indígena mais populosa do Mato Grosso do Sul pela ótica de suas crianças e adolescentes. A cidade recebe a exposição Olhares Cruzados – Guarani Kaiowá Pai Tavytera, que reúne obras artísticas produzidas por meninos e meninas.  

A mostra é composta por 16 mosaicos de fotografias, desenhos e entrevistas produzidas em 2012, pelas crianças e pelos adolescentes indígenas durante a realização de oficinas do Projeto Olhares Cruzados nas aldeias de Panambizinho, Tey Kue, Kurusu Amba e Reko Pave em Capitão Bado no Paraguai, essa última Guarani Pai Tavytera. Fazem parte da exposição seis imagens coloridas em grande formato e 24 fotos em preto e branco dos renomados fotógrafos Rosa Gauditano e Christian Knepper que documentaram as atividades desenvolvidas com as crianças.

A exposição Olhares Cruzados – Guarani Kaiowá Pai Tavytera será inaugurada nesta quarta-feira, 17 de abril, às 18h, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os Guarani Kaiowás enfrentam desafios quanto aos direitos humanos. O objetivo da mostra é contribuir para a valorização da cultura e chamar a atenção para os problemas que atingem essa população.

O evento de abertura da exposição contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; do representante da ONU no Brasil, Dr. Jorge Chediek; da deputada Janete Capiberibe; do senador João Capiberibe; de lideranças indígenas e entidades que lutam pela defesa dos direitos desses povos. Na ocasião, também serão lançados o livro do projeto e o documentário Olhares Cruzados – Guarani Kaiowá Pai Tavytera, dirigido por Nilton Pereira.

As oficinas, o livro e o documentário do projeto foram viabilizados com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A exposição é realizada por meio de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O órgão prevê a realização, no segundo semestre de 2013, de um Fórum com meninos e meninas Guarani Kaiowás e representantes do Poder Público, com o propósito de formular políticas que contemplem os direitos desta etnia.

O projeto Olhares Cruzados é uma iniciativa da OSCIP Imagem da Vida, que contou com a parceria do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), do Conselho Aty Guasu e da ONG Nossa Tribo. A exposição na Câmara dos Deputados tem o apoio dos mandatos da deputada federal Janete Capiberibe e do senador João Capiberibe.