Vento no Rosto: uma história feita por crianças, para crianças e adultos

Compartilhe

A educação sem violência é o tema do livro Vento no Rosto, história de Lucas, um menino que vive com sua família na África. A história é uma criação coletiva, de 12  meninos e meninas, com idades entre seis e 13 anos, da comunidade da Maré, participantes do projeto Esporte, Cultura e Cidadania da Fiocruz, desenvolvido pelo Promundo, com financiamento da Save the Children.

O conto aborda questões como obediência, punição, deveres, direitos e obrigações de cada membro da família e o diálogo entre eles. “Nossa ideia é que o livro seja um instrumento de diálogo entre pais e filhos. Entendemos que as crianças são sujeitos de direitos, o que não significa pensá-las como pequenos adultos, mas considerar seus sentimentos, desejos e percepção do próprio mundo. Esperamos que os adultos percebam que as crianças têm ideias que precisam ser levadas em conta quando se trata de decidir os rumos de sua própria vida”, explica Letícia Serafim, coordenadora de comunicação do Instituto Promundo e uma das redatoras do livro.

A obra lançada hoje (03), às 17h, no Rio de Janeiro, é resultado dos esforços do Promundo e da Rede Não Bata Eduque, para estimular o debate sobre alternativas à educação sem o uso de castigos físicos e humilhantes. Carlos Zuma, do Instituto Noos, e Ana Paula Rodrigues, da Fundação Xuxa Meneghel participaram do evento, que incluiu um debate sobre o Projeto de Lei 7.672/2010, que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel e degradante.

Violência contra crianças no Brasil

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, a violência contra crianças e jovens atingiu 120 mil casos em 2012. Os números mostram que 77% das denúncias registradas por meio do Disque 100 entre janeiro e novembro foram relativas à violência contra meninos e meninas, o que corresponde a 120.344 casos relatados. Isso significa que, por mês, ocorreram 10.940 agressões contra crianças e adolescentes.

Sugestão de fontes:

Promundo
(21) 2215-5216
http://www.promundo.org.br

Rede Não Bata Eduque
(21) 2417-1252
http://www.naobataeduque.org.br

Fundação Abrinq / Save The Children
(11) 3848-8799
(81) 3033-1282
http://www.fundabrinq.org.br
http://www.savethechildren.org

Instituto Noos
(21) 2197-1500
www.noos.org.br