UNICEF e Sesc Rio realizam workshop internacional sobre esporte para o desenvolvimento

Compartilhe

O encontro será em Petrópolis (RJ), de 18 a 20 de junho, e faz parte da iniciativa Vamos Jogar, que visa contribuir com a garantia do direito ao esporte, lazer e brincadeira a todas as crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe

Especialistas de 14 países se reúnem em Petrópolis (RJ), no Sesc Nogueira, de 18 a 20 de junho, para discutir como monitorar e avaliar os resultados de políticas e programas de esporte para o desenvolvimento. Realizado pelo UNICEF em parceria com o Sesc Rio, o encontro faz parte da iniciativa Vamos Jogar. Lançada em novembro de 2012 pelo UNICEF e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a iniciativa busca promover o direito ao esporte seguro e inclusivo das crianças e dos adolescentes em toda a América Latina e o Caribe, como parte do legado social dos megaeventos esportivos que acontecem no Brasil a partir deste ano.

"É importante aproveitarmos momentos como este, da Copa das Confederações, para fortalecer o compromisso de todos em garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo das crianças e dos adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, como as meninas e os meninos com deficiência", destaca Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, que estará presente no evento.

"Nosso objetivo é contribuir com a produção de conhecimento no tema do esporte e lazer em busca de uma melhoria da qualidade de vida das pessoas, nosso foco diário de trabalho no Sesc", completa Sergio Rosenhek, gerente de Esporte e Lazer do Sesc Rio.

Durante três dias, técnicos, pesquisadores e gestores públicos de diferentes cidades do Brasil e da América Latina vão aprofundar conceitos e trocar experiências sobre o potencial do esporte e o monitoramento de programas e políticas de esporte para o desenvolvimento. O encontro será facilitado pelo pesquisador inglês Fred Coalter, professor de Políticas Esportivas na Universidade Metropolitana de Leeds, na Inglaterra, e autor de diferentes publicações sobre o tema.

O conteúdo gerado no decorrer do encontro será divulgado na região a fim de estimular e apoiar os gestores públicos a planejar, monitorar e avaliar políticas que garantam o direito ao esporte, lazer e brincadeira, de forma segura e inclusiva, a todas as crianças e adolescentes.

 

Informações para imprensa

Immaculada Prieto – UNICEF no Rio de Janeiro
(21) 8237-0856, iprieto@unicef.org

Laís Maurílio – Sesc Rio
(21) 3138-1210 / (21) 8533-2102, laismaurilio@sescrio.org.br

 

Fonte: UNICEF