Juventude é tema de estudo que será lançado no Rio

Compartilhe

Um abrangente estudo sobre o jovem brasileiro está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), com análises de diversos aspectos nas áreas de demografia, educação e mercado de trabalho. O mapeamento vai ajudar a traçar um perfil desse segmento, formado por pessoas com idade entre 15 e 29 anos. A pesquisa foi dividida em fascículos e a primeira parte, que trata da evolução do tamanho da juventude no Brasil, será lançada nesta segunda-feira, 22 de julho, no Rio de Janeiro.

Com uma abordagem inédita, o primeiro fascículo tratará o tema juventude sob a ótica da demografia. Serão apresentados dados sobre a quantidade de jovens no Brasil, a proporção de jovens em relação à população brasileira e mundial, além de uma análise qualitativa sobre a importância do tamanho desse segmento, como este é formado e quais fatores determinam essa constituição, entre outros pontos.

O estudo deverá responder ainda a questões que dizem respeito à mortalidade, taxa de fertilidade e como a natalidade influencia a formação da juventude. A mobilização da Secretaria em torno desse tema vem ao encontro de um importante momento de engajamento com jovens de todas as partes do mundo, em função da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O lançamento do estudo acontece no auditório do IPEA do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 51 – centro, 10° andar. A participação no evento é aberta, mas as vagas são limitadas. A presença deve ser confirmada pelo endereço: imprensa.sae@presidencia.gov.br.

Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE)