Relação entre juventude, educação e mercado de trabalho é tema de seminário

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Realizado pelo Ipea e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, o evento ocorre em 12 de julho e terá transmissão ao vivo pela internet

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promovem, no dia 12 de julho, o seminário Juventude e Risco: Perdas e Ganhos Sociais na Crista da População Jovem. O objetivo é discutir e avaliar as questões relacionadas à juventude, educação e o mercado de trabalho.

Diversos especialistas da área estarão reunidos às 9h, no auditório do Ipea no Rio de Janeiro, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 51 – centro, 10° andar. A programação do evento está dividida em duas partes. Pela manhã, os participantes vão abordar a rotatividade dos jovens em empregos formais no Brasil e a inserção dos jovens no mercado de trabalho latinoamericano, entre outros assuntos.

No período da tarde, os especialistas vão discutir os efeitos do contrato de aprendiz sobre salários e a empregabilidade, além da educação técnica e a distribuição de renda no Espírito Santo. O diretor da Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Guilhermo Cruses, fará uma avaliação de resultados laborais e de acesso ao crédito do programa argentino de treinamento para jovens Entra 21, que vem chamando atenção por sua importância na formação de mão de obra e na preparação de jovens para o futuro.

O seminário será aberto pelo ministro-chefe interino da SAE e presidente do Ipea, Marcelo Neri, juntamente com a diretora do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC), Carolina Robino. As oportunidades para uma transição produtiva do jovem à vida adulta, assim como as suas necessidades, anseios e perspectivas serão debatidas pelo subsecretário da SAE, Ricardo Paes de Barros.

A SAE está desenvolvendo, ainda, um trabalho de levantamento e cruzamento de informações sobre a juventude, com dados relativos à demografia, educação e mercado de trabalho. O levantamento será compilado em uma publicação com lançamento previsto para final de julho.

Fonte: SAE e Ipea