Brasília recebe a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Compartilhe

O Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, em sua primeira visita oficial ao Brasil abre nesta terça-feira (08/10), a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, ao lado da presidente Dilma Rousseff. A Conferência – organizada pelo governo brasileiro – reunirá 1306 delegados de 135 países, 37 representações ministeriais, 63 empregadores e 112 trabalhadores. São esperados ainda 15 organizações internacionais da sociedade civil e 49 do Brasil, além de 11 organismos internacionais.

A abertura do encontro está marcada para 9h30, e a primeira sessão plenária terá como tema “A Erradicação Sustentável do Trabalho Infantil: um desafio global”.  Também estão destacados como temas para o primeiro dia, em semi-plenárias, “Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes em Atividades Ilícitas”, “Trabalho Infantil e Migrações”, “Trabalho Infantil Doméstico e Gênero” e “Trabalho Infantil na Agricultura”. Paralelo às ações da III Conferência, as Agências da ONU lançam, em Brasília, as 13h, o documento Prioridades do Sistema das Nações Unidas para enfrentar o trabalho infantil na América Latina e Caribe – Um Compromisso Comum.

Na quarta-feira (09/10), está marcada a primeira plenária com ministros de estado do Trabalho, empregadores e trabalhadores. Os temas em debate no segundo dia da Conferência serão: “Modelos de Educação e Escolas”, “Produção de Estatísticas”, “Trabalho Infantil Urbano” e “Trabalho Infantil nas cadeias Produtivas”. Também no dia 9 de outubro, a OIT organizará uma sessão de perguntas e respostas no Twitter sobre o tema do trabalho infantil. As perguntas podem ser enviadas para @ILONews com a hashtag #NOchildlabour. As perguntas podem ser feitas em inglês, francês ou espanhol.

A sessão plenária do último dia 10/10, será sobre “Como acelerar a luta contra o trabalho infantil”. No encerramento, a OIT apresentará sua campanha mundial Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil. Esta ação recebeu o apoio de numerosos artistas e ativistas. A campanha será divulgada por meio das redes sociais como Twitter e Facebook.

Todos os tuítes relacionados com a Conferência utilizarão a hastag #NOChildlabour. Os tuítes e mensagens do Facebook referentes à campanha do Cartão Vermelho utilizarão #RedCardtto #ChildLabour.

A OIT preparou uma página especial sobre a III Conferência com conteúdo em inglês, francês e espanhol e que pode ser acessada no endereço http://www.ilo.org/ipec/Campaignandadvocacy/BrasiliaConference/lang–en/index.htm.

Mais informações

Severino Goes, (61) 99812187 (61) 2106.4625

Christina Velho (61) 8110.0728 (21) 2106.4626