I FÓRUM “Direitos e Cidadania na visão de crianças e adolescentes Guarani Kaiowá”

Compartilhe

O Fórum "Direitos e Cidadania na Visão de Crianças e Adolescentes Guarani Kaiowá" acontecerá das 9h às 12h30 do dia 22 de outubro (terça-feira) no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento contará com a participação de cerca de 40 crianças e adolescentes Guarani Kaiowá das aldeias de Panambizinho, Tey Kue, Kurusu Ambá, Ipoy e Guaiviry que estarão em Brasília para expor suas demandas e discutir seus direitos com representantes do poder público, com vistas a contribuir para a formulação de políticas públicas que contemplem suas necessidades.

Para dialogar com as crianças e adolescentes foram convidados representantes dos Ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, dos Esportes, da Secretaria Geral da Presidência da República, dos Direitos Humanos, da Procuradoria Geral da República, do Supremo Tribunal Federal, da FUNAI, do CONSEA, do CONANDA,  entidades indigenistas, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, parlamentares, e organizações da sociedade civil. 

Estarão presentes, entre outras autoridades, a Ministra Maria do Rosário Nunes dos Direitos Humanos, Deputada Janete Capiberibe, Dr. Marcio Meira – Assessor Especial do Ministro da Educação, Dr. Paulo Maldos – Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria da Presidência da República.

A realização do fórum é uma iniciativa da OSCIP Imagem da Vida, viabilizada por meio de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos – SDH/PR e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Aldolescente – CONANDA, e com apoio do Gabinete da Deputada Janete Capiberibe.

O Fórum "Direitos e Cidadania na Visão de Crianças e Adolescentes Guarani Kaiowá" dá continuidade ao trabalho iniciado em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) há cerca de três com crianças e adolescentes Guarani Kaiowá das aldeias de Panambizinho, Tey Kue e Kurusu Ambá, que participaram de oficinas de fotografia e redação de entrevistas do projeto Olhares Cruzados Guarani Kaiowá Pai Tavyetra, e que resultou em um documentário, um livro e uma exposição na apresentada em abril de 2013 na Semana do Índio na Câmara dos Deputados.

Os Guarani Kaiowá são a mais populosa etnia indígena do Mato Grosso do Sul,  enfrentam uma situação calamitosa no que se refere aos seus direitos humanos. Nesse Estado, os povos indígenas recebem atenção quando há alguma repercussão no Brasil ou no exterior, em função dos assassinatos de suas lideranças, quando há epidemias ou endemias nas aldeias, quando são divulgadas informações sobre altos índices de desnutrição ou mortalidade infantil.

No Mato Grosso do Sul, além da falta de assistência, é possível identificar situações de genocídio que pesam sobre os povos que vivem ali. Segundo dados do relatório “Violência contra os povos indígenas no Brasil” de 2011, o povo Guarani Kaiowá enfrenta  uma verdadeira guerra contra o agronegócio registrando uma taxa de homicídio de 100 por 100 mil pessoas (maior que a do Iraque). Além disso, outro fator de alerta que acomete a população Gaurani Kaiowá refere-se ao elevado número de suicídios, cujas vítimas, em sua maioria, são os jovens e adolescentes.

A partir desse pano de fundo, o fórum "Direitos e Cidadania na visão de crianças e adolescentes Guarani Kaiowá" visa dar voz às crianças e aos adolescentes Guarani Kaiowá para exporem suas demandas, seus anseios e suas exigências por direitos que sejam atendidos pelo poder público e respeitados pela população.

Fonte: OSCIP Imagem da Vida