Brasileiros são contra a concessão de frequências de rádio e TV a políticos, aponta pesquisa

Compartilhe

Lançada no dia 17 de outubro, como parte da agenda da Semana da Democratização da Comunicação, a pesquisa Poder e Meios de Comunicação revelou dados relevantes sobre a percepção da população brasileira em relação à mídia no país. O levantamento foi realizado pelo Data Popular e pelo Instituto Patrícia Galvão.

Os dados, relativos a 50 municípios sorteados, apontou que 63% da população acredita que políticos não deveriam ser donos de emissoras de rádio e TV. Porém, cerca de 70% dos entrevistados não sabem que a Constituição proíbe tal prática, ou acreditam que seja permitida.

Apesar da grande resistência das empresas de comunicação, a pesquisa demonstra a urgência do debate sobre a questão. Os dados demonstram que a maioria da população acredita que os poderes político e midiático não podem se confundir. Neste sentido, se faz premente o posicionamento do poder judiciário sobre a questão – tramita no STF, por exemplo, ação que pede a cassação das licenças de rádio e TV cujos donos sejam políticos.

 “Nos debates que se seguiram (às manifestações populares),na mídia e no Congresso, sobre a reforma ou minirreforma política não houve menção, questionamentos ou ênfases sobre a propriedade de meios de comunicação por deputados e senadores. E é nesse sentido que chama atenção a visão crítica da população em relação a esse tema”, observa  Jacira Melo, coordenadora do Instituto Patrícia Galvão.

Acesse a pesquisa completa

Para mais informações

Temas deste texto: Políticas de Comunicação