ANDI lança pesquisa inédita sobre mídia e adolescentes em conflito com a lei
No Fórum Mundial de Direitos Humanos que aconteceu em Brasília, de 10 a 13 de dezembro, a ANDI – Comunicação e Direitos lançou a pesquisa intitulada “A mídia brasileira e as regras de responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei”. A análise apresentada na quinta-feira, 12 de dezembro, durante uma tarde de reflexão sobre temas relacionados a esses meninos e meninas privados da liberdade conta com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do Projeto Jornalista Amigo da Criança.
Dando continuidade ao monitoramento da cobertura jornalística sobre os adolescentes em conflito com a lei, a ANDI – Comunicação e Direitos analisou o noticiário que aborda o sistema socioeducativo e as regras de responsabilização do grupamento em foco. E os principais resultados da análise apontam para uma prática editorial quenão condiz com um dos papéis centrais do jornalismo – o de fornecer informação qualificada à sociedade, com pluralidade de pontos de vista e contextualização dos fatos.
De caráter nitidamente ideológico, grande parte do noticiário sobre o tema é construído praticamente sobre uma tese – exposta de modo frágil, baseada em mitos e descolada dos dados da realidade. Em síntese, as tendências flagradas expõem a forte presença de um noticiário reducionista, que negligencia o debate sobre o sistema socioeducativo (seus desafios e potencialidades) e catalisa o medo coletivo, não raro, induzindo a população ao clamor pela redução da idade penal.
A pesquisa foi dividida em três blocos. Intitulada “A construção de uma mentalidade”, a primeira parte reúne sete das principais tendências detectadas, expondo os mecanismos midiáticos de construção da mentalidade social sobre o fenômeno. Na segunda parte, nomeada “Os autores dos discursos”, são evidenciadas as diferenças e similaridades no comportamento editorial dos veículos analisados, dando visibilidade a características relevantes do campo midiático.
No terceiro e último bloco, denominado “O discurso da técnica jornalística”, é exposto o conteúdo produzido e disseminado pelos meios de comunicação, a partir de técnicas de redação de notícias e outros parâmetros jornalísticos, corroborando os resultados sistematizados nos dois outros blocos de análise.
A pesquisa está disponível para download no site da ANDI.