Dia de Debate Geral no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Compartilhe

A ONU dedica, desde 1992, um Dia de Debate Geral para discussão de um artigo específico da Convenção sobre os Direitos da Criança ou de um tema dos direitos das crianças. As Instituições no mundo todo se mobilizaram para apresentar relatórios e contribuir com o debate, estes documentos são apresentados no Comitê dos Direitos da Criança – ONU, em Genebra. O tema do Dia de Debate Geral 2013/ 2014 é Mídias, Redes Sociais e Direitos de Crianças e Adolescentes.

A União Marista do Brasil (UMBRASIL), associação das Mantenedoras do Brasil Marista, em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes – SDH/PR, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), está organizado uma das atividades autogestionadas do Fórum Mundial de Direitos Humanos, para debater o tema Mídias, Redes Sociais e Direitos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

DATA: 11 de dezembro de 2013

HORÁRIO: 16h às 20h

LOCAL:Sala 413 do Centro Internacional de Brasília – DF. Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES) – Trecho 2 – Conjunto 63 – Lote 50.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE DEBATE GERAL NO BRASIL 2013/ 2014

16h –   ABERTURA

16h20–  PAINEL DE DEBATES

Debatedores:

Douglas Moreira (Conjuve / Comitê Nacional) Jornalista, graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua também como pesquisador na Ciranda Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente e como conselheiro do Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE.

José Edgard Rebouças (UFES / MEC) – Jornalista, com graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado em Sciences de lInformation et de la Communication – Université Grenoble 3 (1994) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas e sistemas. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-geral de Mídias e Conteúdos Digitais no Ministério da Educação.

Patrícia Benitez Romero (PMBCS) – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nacional de Assunção (2007) e especialização em Educação Especial com ênfase em inclusão pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é Analista Educacional do Grupo Marista. Tem experiência na área de Educação.

Veet Vivarta (ANDI) – Secretário-executivo da ANDI – Comunicação e Direitos, organização social com 20 anos de experiência dedicada à promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Fundada por jornalistas, tem como missão contribuir para o aprimoramento da qualidade da informação pública sobre temas considerados decisivos para a promoção e a defesa de direitos de grupamentos socialmente vulneráveis, com ênfase na infância e na adolescência.

Wanderlino Nogueira (Comitê ONU) – Promotor de justiça aposentado, Wanderlino Nogueira Neto tem uma ampla e reconhecida trajetória de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. No ano de 2011, recebeu da presidenta Dilma Rousseff o maior reconhecimento do governo brasileiro sobre direitos humanos, o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. É coordenador do Grupo Temático para o Monitoramento da Implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança, da rede "Defence for ChildrenInternational" – DNI/DCI (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e dos Adolescentes – ANCED); Pesquisador do Instituto Nacional de Direitos Humanos da Infância e da Adolescência (INDHIA) e Coordenador de Projetos de Formação da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores da Infância e Juventude (ABMP).

18h30DEBATE ABERTO COM OS PARTICIPANTES

19h30ENCERRAMENTO

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

www.fmdh.sdh.gov.br/index.php/programacao

Assessoria de Imprensa da UMBRASIL:

  • Danielle Currlin – dcurrlin@umbrasil.org.br
  • Marjoire Castilho – marjoire@umbrasil.org.br
  • Telefone: (61) 3346-5058