Mundial de Futebol de Rua 2014 recebe delegações de 32 países

Compartilhe

Paralelo à Copa, o Mundial de Futebol de Rua 2014 (“Callejero”) acontece entre 1º e 12 de julho de 2014, em São Paulo (SP), e terá adolescentes e jovens de 17 a 22 anos de delegações de 32 países; lançamento será na IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento, em São Paulo

Adolescentes e jovens com idades entre 17 e 22 anos de 32 países das Américas Latina e do Norte, África e Ásia desembarcarão em São Paulo (SP) para o Mundial de Futebol de Rua 2014, que acontecerá entre 1º e 12 de julho de 2014 para vivenciar a experiência do futebol callejero. Encontrado em dez países da América Latina (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil, Equador, Costa Rica, Colômbia, Peru e Panamá), trata-se de uma prática esportiva e sociopedagógica idealizada pelo ex-jogador de futebol argentino Fabian Ferraro para criar e acompanhar processos de aprendizagem e inclusão social, recuperar os valores humanos, impulsionar o desenvolvimento de lideranças e gerar processos comunitários solidários de transformação.

O Mundial de Rua 2014 será lançado durante a IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento, que acontece nestas quarta e quinta-feira (4 e 5), também em São Paulo, cujo tema central é Futebol e Direitos Humanos. A Conferência tem como objetivo debater e refletir sobre as questões ligadas aos adolescentes e jovens por meio da expansão e implementação da metodologia do fútbol callejero no Brasil.

Participarão da Conferência o próprio Fabian Ferraro, fundador da Fundación Futbol para el Desarrollo (FuDe), na Argentina; a vice-prefeita de São Paulo, Nadia Campeão, que também é coordenadora do SP Copa; os secretários municipais Rogério Sottili e Juca Ferreira, respectivamente de Cidadania e Direitos Humanos e de Cultura; Sergio Haddad, integrante do Fundo Brasil de Direitos Humanos; e o jornalista Juca Kfouri, entre outros. A Conferência é uma das linhas de ação do Movimiento Fútbol Callejero, um dos promotores do evento e que também estará presente.

A preparação do Mundial de Futebol de Rua 2014 já começou em outubro com a articulação e formação de seis polos para disseminação da metodologia na Grande São Paulo e em São Carlos (SP): Capão Cidadão, Cedeca Sapopemba, Projeto Meninos e Meninas de Rua (São Bernardo), Centro Cultural Francisco Solano Trindade (São Bernardo), ADESM (São Carlos) e UNAS de Heliópolis. Também haverá festivais e seminários sobre tipos de futebol como “anarquista”, “autogestionário” e “libertário”, entre outros, que estão sendo mapeados em bairros da capital paulista.

Regras

Prioritariamente voltado para adolescentes e jovens, o fútbol callejero é um jogo com regras que variam de acordo com as realidades e necessidades das comunidades, mas há alguns princípios básicos a serem seguidos. Uma partida normalmente se organiza em três tempos. No primeiro, é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais. No segundo, acontece o jogo em si. E, no terceiro, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos.

É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”. Todas as informações são anotadas em uma planilha, na qual são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo. É a partir dela que se decide o campeão da partida. Outra característica marcante é que a partida não tem juiz, apenas um mediador. De acordo com a metodologia, todos participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação.

O Mundial de Futebol de Rua 2014 e a IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento integram o Projeto de Futebol Callejero para a inclusão e a Promoção da cultura de paz no marco da Copa do Mundo Brasil 2014, desenvolvido pela Ação Educativa, em parceria com a FuDe e a Terre des Homes. Outra atividade prevista pelo projeto é a constituição de uma rede nacional de futebol de rua, que começará nas periferias de São Paulo e instituições que aplicam as medidas socioeducativas para adolescentes em condição de infração. Os objetivos são: 1) garantir o direito de brincar, pensar e praticar esporte como uma das ferramentas para superar situações de vulnerabilidade submetidas a crianças, adolescentes e jovens em suas comunidades; e 2) Proporcionar um debate sobre as ações não violentas para a formação de uma cultura de paz.

Programação da IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento

Dia 4:

14h – Recepção e credenciamento

15h – Mesa Futebol, Desenvolvimento e Direitos Humanos, com Nadia Campeão, vice-prefeita de São Paulo e coordenadora do SP Copa; Rogério Sottili, secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos; Sergio Haddad, integrante do Fundo Brasil de Direitos Humanos; Fabian Ferraro, fundador da FUDE, da Argentina; e Juca Kfouri, jornalista

18h – Ato de lançamento do Mundial de Futebol de Rua 2014

Dia 05:

10h – Mesa Futebol, Educação, Cidadania, e Organização Comunitária, com Fabio Silvestre, coordenador da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos; Nelsa Cuberlo, do movimento Ser Paz, do Equador; Carlos Eduardo Silva Ferreira, das instituições Cadu e Rejupe; Zé Maria, ex-jogador de futebol e assessor de esporte da Fundação Casa; e Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor da Fundação Gol de Letra

14h – Sessão de filmes

15h – Mesa Futebol como Prática Cultural, com Daniela Afonsin, do Centro de Referência do Futebol Brasileiro/Museu do Futebol; Juca Ferreira, secretário da Cultura de São Paulo; Allan da Rosa, escritor e ativista cultural; Caio Vilela, fotógrafo e escritor; e Adan Parreño Martínez, da ONG Mundo Afro, do Uruguai

18h – Sarau poético

19h – Show musical

Serviço:

IV Conferência Latino-Americana de Futebol e Desenvolvimento

Datas e horários:

4 de dezembro, das 14h às 18h

5 de dezembro, da 10h às 19h30

Local: Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa) – Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3397-4002

Inscrições: http://www.acaoeducativa.org.br/survey/index.php?sid=11913&lang=pt-BR

Informações:

Thaís Chita (assessora de imprensa)
(11) 98224-8202
futebolcallejero@gmail.com
www.acaoeducativa.org
www.movimientodefutbolcallejero.org
www.fundacionfude.org.ar/fude
www.tdh.de