O Desmatamento na Amazônia na Imprensa

Compartilhe

ANDI lança análise de mídia sobre desmatamento na Amazônia em parceria com o Comunique-se

Como a imprensa está se saindo na difícil tarefa de cobrir de maneira sistemática uma área que corresponde à metade do território brasileiro e é considerada estratégica para o futuro do país? A ANDI – Comunicação e Direitos debruçou-se sobre o conteúdo de 44 diários das diversas regiões do País e de 4 revistas semanais para analisar quantitativa e qualitativamente a cobertura dos diversos aspectos que compõem essa agenda, com especial atenção ao noticiário que acompanha, monitora e avalia as políticas públicas de combate ao desmatamento.

Com a participação de especialistas, os principais resultados e conclusões do estudo serão divulgados em primeira mão em debate online para jornalistas e interessados no assunto, na próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 14 horas, no Portal Comunique-se: http://webcall.riweb.com.br/andi/.

O debate acontece em momento que o problema volta a chamar a atenção da sociedade brasileira: a taxa anual de desmatamento na Amazônia sofreu um repique de crescimento de 28%, exigindo da imprensa recursos diferenciados para analisar e reportar as diversas dimensões do fenômeno.

O período foco da análise (2007-2012) envolve diversos fatos de grande repercussão:

  • A disputa entre as então ministras do Meio Ambiente e da Casa Civil, Marina Silva e Dilma Rousseff, em torno da demora na concessão de licenças ambientais para projetos de infraestrutura (que culminaram com a demissão Marina, em maio de 2008).
  • A nomeação de Carlos Minc e a caça aos bois piratas em pastos ilegais.
  • A divulgação das primeiras listas sujas de municípios campeões de desmatamento.
  • A decisão do município paraense de Paragominas de articular um acordo de desmatamento zero, que o levou a ser o primeiro a deixar a lista suja, ganhando notoriedade global.
  • O acordo firmado por quatro grande frigoríficos, de não adquirir gado de municípios embargados por estarem na lista de grande desmatadores.
  • O processo de discussão e reforma do Código Florestal, no Congresso Nacional.
  • A realização da conferência Rio+20.

A análise de mídia é uma das atividades do projeto “Desmatamento na Amazônia na Imprensa Brasileira”, realizado pela ANDI em parceria com a CLUA – Aliança do Clima e Uso da Terra, com o objetivo de apoiar os esforços das redações no desenvolvimento de uma cobertura ainda mais qualificada, independente e plural sobre o tema.

Inscreva-se para o debate online e participe: http://webcall.riweb.com.br/andi/.

Serviço:

Imprensa e Desmatamento na Amazônia – uma Radiografia da Cobertura entre 2007 e 2012

Debate com especialistas e lançamento da publicação
Dia: 10 de dezembro (terça-feira)
Horário: 14h
Acesso online: http://webcall.riweb.com.br/andi/

A partir deste horário, a publicação com os resultados da análise de mídia estará disponível para download nos portais da ANDI e do Comunique-se.

Inscreva-se e participe.

Realização: ANDI e Comunique-se.

Mais informações e marcação de entrevistas:
Maria Benevides (Cassuça) – Quartzo Comunicações
maria.benevides@quartzocomunicacoes.com.br
mbenevides@andi.org.br
(61) 3536-9475 / 8188-2973
 

Temas deste texto: Meio Ambiente