Rede Não Bata, Eduque lança três produtos durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos

Compartilhe

No dia 12 de dezembro, a Rede Não Bata, Eduque lança a animação “De olho no mundo”, um vídeo com o making-of feito com o objetivo de trazer um exemplo prático de participação infantil. O roteiro foi criado a partir dos desejos, sonhos, ideias e senso crítico das crianças. A equipe técnica propôs soluções gráficas, narrativas e continuidade a partir das ideias elaboradas por meninos e meninas. No vídeo, as crianças mostram que são capazes de apresentar alternativas, reconhecer a importância de regras e limites e contribuir para a solução pacífica de conflitos.

O lançamento da animação será às 10hrs juntamente com uma roda de diálogo sobre a importância da participação infantil na resolução pacífica de conflitos e em assuntos que afetam sua vida. A atividade contará com a presença de Eduarda da Silva Rocha Vieira, Kauam dos Santos Gabriel, Sanmya Gabriele de Sousa dos Santos, que são crianças de grupos mobilizadores da Rede +Criança, e de especialistas na área, como Ana Paula Rodrigues, da Fundação Xuxa Meneghel, Vânia Izzo de Abreu, coordenadora do serviço 123Alô! do Instituto Noos, e Angelica Goulart, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos. A iniciativa também conta com a parceria da Plan InternationalBrasil, membro da Rede + Criança desde sua criação.

No mesmo dia, às 12hrs, a Rede Não Bata, Eduque vai lançar duas publicações durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos. São elas:

– o manual “Pelo fim dos castigos corporais e tratamento cruel e degradante: manual de sensibilização para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais do sistema de garantia de direitos” que busca desconstruir a banalização e aceitação social dos castigos corporais e degradantes contra crianças e adolescentes abordando o tema de forma dinâmica: do senso comum para a reflexão e desta para a prática. Com linguagem coloquial e ilustrada, a obra busca facilitar a absorção do conteúdo e oferecer elementos que apontem alternativas educativas pautadas no direito de a criança e o adolescente serem educados e cuidados sem qualquer forma de violência;

– o livro “Rodas de Diálogo sobre Educação Positiva: um caminho possível para a participação infantojuvenil”, uma sistematização sobre educação positiva, proposta inovadora de participação infantojuvenil, na qual a principal ferramenta é a palavra. A publicação busca divulgar a metodologia utilizada nas rodas de conversa, avaliar as ações desenvolvidas, apontar propostas e desafios que possam aperfeiçoar o trabalho e estimular que outras organizações possam replicar a experiência.
Durante o lançamento, será realizado um debate com a participação de Vânia Izzo de Abreu, coordenadora do serviço 123Alô! do Instituto Noos, Marcia Oliveira, coordenadora da Campanha Nacional Não Bata, Eduque, Danuza do Nascimento Freitas, uma das autoras da sistematização das rodas de diálogo e monitora do Núcleo de Participação Infantojuvenil e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel e Angelica Goulart, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos.

As publicações e os vídeos foram elaborados pela Rede Não Bata, Eduque em parceria com o Instituto Noos, que contou também com a colaboração da Fundação Xuxa Meneghel e o apoio do Conanda e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Sobre a Rede +Criança                                                                  

A Rede +Criança nasceu a partir de um projeto desenvolvido pela Fundação Xuxa Meneghel durante a Conferência Rio+20. Nesta ocasião, as crianças escreveram “A Carta das Crianças para a Terra” e a entregaram para a ministra do Meio Ambiente. A Rede +Criança é formada por meninos e meninas de diferentes localidades que discutem e desenvolvem propostas para uma vida sustentável. A Rede visa expandir seu alcance para crianças de todo o país, promovendo a participação infantil em iniciativas locais, nacionais e internacionais sobre o tema da sustentabilidade.

Serviço:

Lançamento de animação sobre participação infantil
Data: 12 de dezembro das 10h às 11h
Local: Piso 1 – Cor Lilás – Sala 113
Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB
Setor de Clubes Esportivos Sul
Trecho 02 Conj. 63, Lote 50 – Brasília – DF

Lançamento de publicações da Rede Não Bata, Eduque
Data: 12 de dezembro das 12h às 13h
Local: Piso 3 – Azul – Espaço Multiuso da Feira do Livro
Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB
Setor de Clubes Esportivos Sul
Trecho 02 Conj. 63, Lote 50 – Brasília – DF

Contato:
Márcia Oliveira
[email protected]
(21) 99711-4702