Campanha ‘Sem geração perdida’ é criada em auxílio das crianças sírias

Compartilhe

ONU pede 1 bilhão de dólares para garantir educação segura, apoio psicológico e o fim da exploração, abuso e violência

A ONU lançou na última terça-feira (7) a campanha ‘Sem geração perdida’. Com o apoio de parceiros, a campanha foi criada com o objetivo de arrecadar 1 bilhão de dólares para garantir educação segura, apoio psicológico e o fim da exploração, abuso e violência. Também pretende oferecer oportunidades de coesão social e estabilidade para mais de 4 milhões de crianças sírias. A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com apoio de outras agências da ONU e de organizações não governamentais.

De acordo com a ONU Brasil, mais de um milhão dos refugiados sírios são crianças, 425 mil delas têm menos de 5 anos de idade. “Grande parte está no Líbano, Jordânia, Turquia, Egito e Iraque e cerca de 8 mil estão separadas de suas famílias.  A situação é ainda mais grave para as mais de 3 milhões de crianças deslocadas dentro da Síria porque muito do país foi consumido por combates sangrentos desde que o conflito eclodiu entre forças do governo e opositores em março de 2011.”

Com a campanha ‘Sem geração perdida’, segundo a ONU, o planejamento é criar ambientes seguros que reduzam ainda mais a exposição das crianças a novos riscos, além de ampliar o acesso à educação de qualidade, por meio de abordagens formais e não formais, como a introdução de currículos acelerados para as crianças que ficaram fora da escola.

Apoio nas Redes Sociais: #childrenofsyria

A iniciativa vai além do apelo financeiro, pede ainda o engajamento público pelas redes sociais com a hashtag #childrenofsyria.

Para conhecer histórias de crianças afetadas pelo conflito, acesse o site championthechildrenofsyria.org (Defenda as crianças da Síria), que também mostra como os investimentos nas crianças podem gerar grandes lucros, não apenas para as atuais vítimas da guerra, mas para o futuro em longo prazo da Síria e de toda a região.

Veja também: Especial ONU Brasil sobre a situação na Síria