Cresce o número de latino-americanas grávidas na adolescência

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial aponta que cada vez mais adolescentes latino-americanas ficam grávidas aos 15 anos

De acordo com o estudo do Banco Mundial a incidência de gravidez nas adolescentes da América Latina está entre as mais altas do mundo, depois da África subsaariana e do sul da Ásia. Em 2010, a região registrou 72 nascimentos por 1.000 mulheres de 15 a 19 anos. Como comparação, na África foram 108 nascimentos, e no sul da Ásia, 73.

O fenômeno se amplia, segundo a pesquisa, nos setores mais pobres, nos quais a desigualdade e a falta de oportunidades contribuem com a continuação do problema. O documento mostra que a maioria dos países latino-americanos está entre os 50 primeiros do mundo em fecundidade adolescente, uma estatística que em outras regiões está caindo.

A taxa mundial desse índice ficou reduzida em 1,6% entre 1997 e 2010, enquanto na América Latina a redução foi de 1,25%.  Ainda segundo o estudo, “o panorama não é de todo cinza”. Cinco países latino-americanos contam com a maior queda nas taxas de fecundidade na adolescência neste mesmo período, são eles: Colômbia (-25%), Haiti (-23%), Costa Rica, El Salvador e Peru (todos com queda de 21%). Entretanto, as maiores taxas de gravidez precoce foram registradas nos países: Nicarágua, República Dominicana, Guatemala e Honduras.

O estudo também faz recomendação quanto à educação sexual, numa ampla categoria de ações e também outras menos ortodoxas como a reafirmação pessoal das adolescentes e a luta contra os estereótipos sexuais.

Fonte: Banco Mundial

Temas deste texto: Sexualidade