FAO lança estudo com análise de iniciativas agroambientais no Brasil

Compartilhe

O relatório mostra iniciativas agroambientais que estimulam o uso sustentável dos recursos naturais dos biomas brasileiros

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou sexta-feira (10), o estudo “Políticas Agroambientais na América Latina e no Caribe”, que tem por objetivo conservar e estimular o uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com a agência das Nações Unidas, “o Brasil apresenta programas agroambientais, que incluem iniciativas para o uso eficiente da água, monitoramentos de reservas florestais e incentivos para que as pessoas tenham o hábito de conservar os principais biomas do país, que estão reduzindo o impacto da agricultura no meio ambiente”.

O estudo destaca – entre planos, programas e políticas – seis iniciativas em curso no Brasil:

– Programa Produtor de Água;

– Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC);

– Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater);

– Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade;

– Programa Bolsa Verde, e

– Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Todos eles têm por objetivo conservar e estimular o uso sustentável dos recursos naturais dos biomas brasileiros e aumentar a participação de agricultores familiares e grupos tradicionais, por exemplo, os indígenas e quilombolas, na comunidade rural do país.

Programas

Segundo a ONU, o documento afirma que esses programas servem para aumentar o diálogo entre a população, como entre as esferas do governo envolvidas – federal, estadual e municipal – e também entre o povo brasileiro e as autoridades do país, que adaptam os projetos conforme a realidade das comunidades rurais.

Alguns oferecem cursos profissionalizantes que ensinam o modo de manejar determinados equipamentos, proteger, conservar e restaurar os biomas, bem como se adaptar às mudanças climáticas. Eles também fornecem terra, equipamentos e ajuda financeira para as pessoas que gostariam de participar e preservar o meio ambiente.  

Cadastro Ambiental Rural

Por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) as propriedades rurais e seus donos são identificados juntamente com as áreas de interesse social e utilidade pública, além da identificação da vegetação nativa remanescente do país. Com a integração de todas essas informações é possível monitorar a cobertura vegetal dos biomas e o desflorestamento em curso.

Fonte: ONU Brasil