OIT ajuda Filipinas a criar 20 mil empregos de emergência

Compartilhe

A Organização ajuda os filipinos sobreviventes a reconstruir suas casas com a criação de novos trabalhos

Organização Internacional do Trabalho (OIT) apoia o governo das Filipinas a criar novos empregos após a passagem do tufão Haiyan, ocorrido em 8 de novembro passado.

Uma das prioridades do programa para a criação de empregos de emergência é que os sobreviventes aprendam novas profissões, como carpintaria e alvenaria para reconstruir casas. Por meio do programa, os participantes recebem o material de apoio, como máscaras, luvas e capacetes, além de seguro de saúde e segurança social.

OIT e FAO na restauração de empregos e agricultura

A OIT ajuda os sobreviventes a retomar suas rotinas, enquanto a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – ajuda pequenos agricultores a recuperar plantações.

As duas agências das Nações Unidas trabalham juntas para restaurar os meios de subsistência dos sobreviventes. Até o momento, 11 mil agricultores receberam um saco com 40 kg de sementes, para que recuperem as plantações de arroz.

De acordo com o diretor do escritório da OIT no país, Lawrence Johnson, é preciso também garantir o acesso ao trabalho decente, com salários mínimos, desenvolvimento de habilidades e proteção social. Estima-se que 6 milhões de filipinos tiveram seus empregos afetados após a ocorrência do tufão Haiyan.

Fonte: Radio ONU