Discussão da agenda de desenvolvimento pós-2015 une governo e sociedade civil no Rio

Compartilhe

Cidadãos de todo o País podem contribuir até 10 de fevereiro; iniciativa dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2012 com as consultas da plataforma online "Diálogos Rio+20"

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+) realizam, na próxima terça-feira (11), o evento “Diálogos Sociais: desenvolvimento sustentável na Agenda Pós-2015 – construindo a perspectiva do Brasil”, na sede do Centro Rio+.

O encontro tem o objetivo de debater com a sociedade civil e o governo brasileiro os próximos desafios do País na construção e na promoção da agenda pós-2015 para o desenvolvimento sustentável. Cerca de 50 organizações da sociedade civil estão confirmadas para participar das discussões. Entre elas estarão representantes de movimentos sociais, passando por desenvolvimento econômico até ONGs relacionadas com a preservação do meio ambiente.

O público em geral pode participar de forma virtual, fornecendo contribuições por meio de um formulário online respondendo às seguintes perguntas: Quais são os mais importantes obstáculos à promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil?; O que o Brasil deve defender no processo negociador internacional sobre a Agenda Pós-2015?, e Como a sociedade civil brasileira pode participar e contribuir para o debate?.

Em março começam as negociações internacionais para definir uma nova agenda global que estabelecerá novos objetivos de desenvolvimento sustentável. Para o Brasil, os temas tratados têm importância estratégica e apresentam uma série de desafios e oportunidades. Os Diálogos Sociais esperam definir as prioridades nos moldes da plataforma Diálogos RIO+, criada às vésperas da Rio+20 para que as discussões pudessem alcançar os chefes de Estado e de governo presentes na Conferência, realizada no Brasil em junho de 2012.

Diálogos Rio+

Os Diálogos Rio+, uma ferramenta online criada pelo PNUD e pelo governo federal durante a Rio+20, busca dar voz a estudantes, pesquisadores, ONGs, setor privado e cidadãos engajados, por meio de uma plataforma online onde é possível contribuir para a construção de diretrizes para o desenvolvimento sustentável.

Antes da Rio+20, pessoas do mundo inteiro puderam dar sugestões que foram analisadas e compiladas por mediadores reconhecidos internacionalmente. Depois de um processo de votação que envolveu pessoas de todas as partes do planeta, as sugestões finais foram apresentadas aos líderes reunidos no Rio e serviram de base para os processos de consulta e debate para a Agenda Pós-2015.

Devido ao sucesso da ferramenta, novas discussões sobre sustentabilidade têm sido realizadas com essa plataforma e o objetivo é fazer com que ela continue a desempenhar um papel importante neste processo.

Centro Rio+

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) é um legado da Conferência Rio+20 e foi criado para inspirar e promover políticas e práticas que levem a melhores condições sociais, ambientais e econômicas.

O Centro trabalha com governos, com a sociedade civil e com o setor privado para estimular o diálogo e a ação sobre caminhos alternativos de desenvolvimento. O RIO+ busca fortalecer a cooperação Sul-Sul e facilitar a participação do sul global nos esforços internacionais para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: ONU Brasil