Assinada por Gilberto Gil, petição pede votação ‘integral’ do Marco Civil

Compartilhe

Uma petição online da Avaaz assinada pelo cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, pede que o projeto do Marco Civil da Internet (PL 2126/11) seja "votado de forma integral", mantendo o princípio de neutralidade da rede. Nesta terça-feira (11), uma reunião entre líderes dos partidos deve definir se a votação do projeto ocorrerá na quarta-feira, 12 de março.  

"Há muitos anos eu me encanto com o poder da internet e a criatividade que nela circula, mas agora estou muito preocupado que isso possa acabar. Em menos de 48 horas, a Câmara dos Deputados vai votar [a votação ainda não foi marcada] um novo projeto de lei que poderá declarar o fim da liberdade na rede e diminuir nosso poder de escolha", alerta Gil.

O artista, que também foi ministro da Cultura durante o governo Lula, lembra que o Marco Civil surge de uma construção coletiva iniciada no período que esteve na Pasta de seu período na política: "Já nos anos em que fui Ministro da Cultura discutíamos formas de garantir o caráter democrático e aberto da internet – dessa construção coletiva, nasceu o Marco Civil".

Gilberto Gil também está preocupado com o "poderoso lobby das empresas de telecomunicações que está influenciando nossos políticos para que transformem a internet em uma espécie de TV a cabo, em que se poderia cobrar a mais para podermos assistir a vídeos, ouvir música ou acessar informações. A votação será apertada, mas uma grande mobilização pública pode convencer os deputados de que suas reeleições dependem desse voto!".

Portanto, as próximas horas são cruciais. Junte-se ao Gilberto Gil e a esta campanha da Avaaz para criar a maior mobilização já vista por uma internet livre no Brasil. Assine agora e conte para todos. "Nós levaremos a voz de todos que assinarem a petição diretamente aos parlamentares. Vamos vencer essa batalha e salvar a internet", defende Gil.

Manifestação online

Por meio de um evento no Facebook, o site Marco Civil Já convocou um "tuitaço" às 12h (horário de Brasília) nesta terça-feira (11).

Com o lema "Nenhum direito a menos" os organizadores também pedem  a votação  do texto sem alterações quanto à neutralidade da rede para que a "garantia de liberdade, privacidade para navegar e se expressar" na internet. Estão marcadas ainda manifestações presenciais no Congresso Nacional.

Para assinar a campanha, clique aqui.

Para mais informações sobre o Marco Civil na Internet, clique aqui.

Sobre o teor do projeto do Marco Civil na Internet, clique aqui.

Veja também: "Marco Civil: Estão querendo criar 'gente diferenciada' na internet", por Leonardo Sakamoto, jornalista Amigo da Criança.

Fonte: Redação do Vermelho com informações da Avaaz

Para mais informações sobre o Marco Civil na Internet, clique aqui.

Para participar da Campanha #MarcoCivilJá, clique aqui.

Sobre a Campanha contra o artigo 16 da atual proposta do Marco Civil na Internet, intitulada #MarcoCivil: #16igualNSA, clique aqui.

Sobre o teor do projeto do Marco Civil na Internet, clique aqui.

Veja também: "Marco Civil: Estão querendo criar 'gente diferenciada' na internet", por Leonardo Sakamoto, jornalista Amigo da Criança.

– See more at: http://blog.andi.org.br/o-marco-civil-e-a-politica-dos-netos#sthash.xMzodtmH.dpuf