Rede de Ações Socioculturais será lançada com foco na juventude

Compartilhe

Lançamento de OSCIP voltada à socialização da juventude e a disseminação da cultura e esportes urbanos será no próximo sábado (12/4). Atividades de cultura, esporte e lazer farão parte da programação

Da necessidade de criar um centro referencial de cultura, lazer, esporte e capacitação para os jovens, do anseio de elevar a autoestima dos mesmos e também da comunidade, da oportunidade de ocupar espaços públicos em prol das praticas saudáveis, surge uma nova Organização da Sociedade Civil de Interesse Público: a Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S).

A cerimônia de lançamento da R.U.A.S será realizada no próximo sábado, 12 de abril, a partir das 10 horas, no Espaço Jovem de Expressão, localizado na EQNM 18/20 – Praça do Cidadão, Ceilândia Norte. O evento contará com a presença de várias personalidades do Distrito Federal como políticos, empresários, artistas, jornalistas, representantes de entidades não governamentais, entre outros.

Para marcar o início das atividades da R.U.A.S, haverá uma programação especial preparada para quem for celebrar o início de uma nova etapa de trabalhos em prol da promoção da juventude. Além do lançamento oficial, previsto para ocorrer às 10h, ao longo de todo o dia, o evento oferecerá intervenções de grafite, apresentações culturais, campeonatos de dança e esportes como o slackline, basquete de rua e o skate, e ainda, a batalha de rimas mais famosa de Ceilândia, a Selva de Rimadores. Todas as atividades serão gratuitas e os campeonatos e a batalha terão premiações. A entrada é franca e a classificação indicativa livre.

A Rede preparou ainda uma especial galinhada beneficente para custear a construção do centro de referência juvenil R.U.A.S, que será em Ceilândia, no Distrito Federal. O almoço será servido a partir das 11h no espaço Jovem de Expressão e será vendido no valor simbólico de R$ 7,00.

A Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua em busca da transformação sociocultural da juventude, por meio da ocupação saudável dos espaços públicos, da comunicação comunitária, da cultura de rua e do empreendedorismo social.

Como surgiu

A história do grupo que fundou a Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) começou em 2006, no Distrito Federal. Os mobilizadores sociais participavam de encontros periódicos para dialogar sobre o jovem brasileiro e suas necessidades. Em meio aos diálogos, o grupo percebeu a necessidade da transformação sociocultural da juventude e que esta mudança se daria por meio de ações socioculturais. A intenção é promover a inclusão, a justiça social e a ocupação dos espaços públicos tornando-os ambientes saudáveis. A R.U.A.S entende que a ocupação desses é uma das melhores formas de diminuir a vulnerabilidade social, agregando valores positivos à comunidade.

Os projetos desenvolvidos pelos mobilizadores que estão à frente da Rede já atenderam, ao longo de oito anos, aproximadamente 600 mil pessoas diretamente em todo Distrito Federal. O coordenador geral da OSCIP, Antônio de Pádua, ressalta que a R.U.A.S foi criada com o objetivo de expandir ainda mais para oferecer melhor qualidade aos atendidos. “Sempre prezamos pela qualidade das nossas atividades, mas agora estamos muito mais preocupados com o conteúdo oferecido aos nossos jovens. Cada tema abordado, cada atividade será pensada com muito mais cuidado que antes”, diz Antônio de Pádua.

Pádua lembra também que a participação e inserção dos jovens no mercado de trabalho é outro diferencial dessa nova Rede. “É importante poder contribuir com os jovens a tornarem-se cidadãos comprometidos com a sociedade, não queremos apenas qualificá-los, mas inseri-los no mercado profissional”, informa. “Investir no jovem de hoje é investir no futuro do país”, ressalta.

Projetos

A Rede Urbana de Ações Socioculturais dá sequência aos trabalhos continuando como um dos gestores do Programa Jovem de Expressão, do núcleo de Ceilândia. A sede fica localizada na Praça do Cidadão, considerado pelo governo local como um dos principais pólos de cultura do Distrito Federal. Hoje o local é palco de atividades voltadas à comunidade com shows, competições de skate, basquete, vôlei, festivais de músicas, entre outros. É um espaço público com ocupação 100% pró-cidadão.

Uma das primeiras ações da R.U.A.S nesse primeiro ano é a criação do Coworking dentro do Espaço Jovem de Expressão. A intenção da Rede é criar uma incubadora de micro empreendimentos e ideias criativas, com a proposta de incentivar e proporcionar meios para que os jovens com potencial criativo consigam criar seus próprios negócios e que tenham condições de se tornarem referência no mercado de trabalho.

Objetivos e metas

Quando o assunto é juventude, a R.U.A.S tem metas arrojadas. Um dos objetivos da Rede é construir um espaço em que o jovem possa exercer sua criatividade. Um espaço que ele encontre alternativas e perspectivas de futuro. Com este pensamento, a Rede Urbana de Ações Socioculturais pretende criar um centro de referência voltado à juventude. A previsão é que o espaço seja construído em Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal, até 2016.

Neste ano de 2014, a Rede já está executando projetos de fomento à cultura, lazer e entretenimento, entre eles estão: a Agência Circular e as Oficinas de dança. E ainda organizará oficinas de audiovisual e fotografia, o projeto Voz Ativa, o festival de cultura urbana Elemento em Movimento, a Revista Ruas, Teatro na Estrutural, Copa nas Ruas, entre outros.

Veja abaixo a programação completa do lançamento da Rede:

10h – Cerimônia de lançamento da Rede Urbana de Ações Socioculturais / Intervenção de grafite

10h30 – Apresentação de All dance / Encontro de Slackline

11h – Almoço: Galinhada beneficente a R$ 7,00

13h – Quadra aberta com Basquete de rua

15h – Campeonato de Break

16h – Campeonato da melhor manobra de Skate

17h – Batalha de MCs – Selva de Rimadores / Intervenções urbanas com o Mapa Gentil

Mais informações
(61) 9823 0021 / 3224 0299 / 3372 0957
[email protected]
www.ruas.org.br