Diversas ações marcam Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe

Várias atividades estão programadas em todo o País para a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 a 24 de maio. No domingo (18), em Brasília, o Governo Federal, em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes distribuiu informativo da campanha Proteja Brasil no Parque da Cidade. O local foi escolhido por costumar receber grande quantidade de pessoas, de diversas faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes, para atividades esportivas e recreativas ao ar livre.

Simultaneamente, estados e municípios realizam, por meio de suas coordenações e Comitês Estaduais de Enfrentamento à Violência Sexual, atos públicos, caminhadas, entre outras atividades que visam a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção dos direitos da infância, bem como a divulgação dos canais de denúncia, como o Disque Direitos Humanos – Disque 100.

Entre os dias 19 e 20 será realizada, em Brasília, o 9º Encontro da Agenda de Convergência Proteja Brasil. A atividade engloba gestores estaduais e municipais, além de atores da sociedade civil das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Organizada pela SDH/PR, a Agenda de Convergência articula uma matriz de ações para proteção dos direitos de crianças e adolescentes nas regiões impactadas pelas grandes obras e grandes eventos, com a participação de governo, sociedade civil organizada, organizações de cooperação internacional e de responsabilidade social.           

Caravana Siga Bem Criança – Já na quarta-feira (21), as atividades iniciam às 9h com uma carreata na Esplanada dos Ministérios da Caravana Siga Bem Criança. Durante o percurso, que será feito em carro de som aberto, a Ministra Ideli Salvatti, a apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis convidarão à população para juntos combaterem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por volta das 11h, a comitiva retorna ao estacionamento do Parque da Cidade, onde crianças de várias escolas públicas do Distrito Federal participam de atividades culturais e educativas. 

Em sua oitava edição, este ano serão duas equipes percorrendo um total de 30 mil quilômetros, passando por 95 municípios de 20 estados, a partir do dia 5 de maio. Este ano, a Caravana Siga Bem, que teve início no último dia 5 de maio, percorre o país em duas equipes No total, são 12 caminhões, sendo 8 carretas e 4 caminhões truck, 2 ônibus e 4 carros de apoio, que percorrerão aproximadamente 30 mil quilômetros de estradas, visitando cerca de 20 estados, incluindo o Distrito Federal e 95 cidades, no período de noves meses.

Visita ao Disque 100 – Logo após o encerramento da Caravana, às 13h30, a apresentadora Xuxa Meneghel, acompanhada da Ministra Ideli Salvatti, visitam a Central de Atendimento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, em Brasília. Na ocasião, Xuxa deverá atender uma ligação aleatória da Central, acompanhada de um teleatendente.

Prêmio Neide Castanha – Ainda na quarta-feira (21), às 14h, a Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Criança e do Adolescente realiza a cerimônia em alusão ao 18 de Maio e a 4ª Edição do Prêmio Neide Castanha, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual.                

O evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Serviço

Ação Promocional da Campanha Proteja Brasil no Parque
Data: 18 de maio de 2014
Horário: 10hs
Local: Parque da Cidade – Estacionamento Ana Lídia

9º Encontro da Agenda de Convergência Proteja Brasil
Data: de 19 a 20 de maio de 2014
Horário: 14hs (abertura)
Local: Secretaria de Direitos Humanos, Auditório do 8º andar – SCS B Qd. 09 Lote C, Ed. Parque da Cidade Corporate, Torre A, Brasília/DF

Caravana Siga Bem Criança
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 9h – Saída da Caravana Siga Bem Criança da Funarte em Direção à Esplanada dos Ministérios / 11h –  Chegada da Caravana no Estacionamento Ana Lídia do Parque da Cidade

Visita da apresentadora Xuxa Meneghel à Central do Disque 100
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 13h30
Local: Solicitar através do e-mail: imprensa@sdh.gov.br

Prêmio Neide Castanha
Data: 21 de maio de 2014
Horário: 14h
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados, Brasília/DF

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República