Fundação Abrinq lança Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente nesta quarta-feira (7)

Compartilhe
Publicação traz as principais proposições legislativas sobre criança e adolescente que tramitam no Congresso Nacional
 
No dia 07 de maio de 2014, acontece, na Câmara dos Deputados, o lançamento do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente. A publicação tem por objetivo subsidiar e fomentar o debate em torno de mais de 60 proposições legislativas que promovem, defendem ou reduzem direitos da criança e do adolescente e que tramitam no Congresso Nacional.
 
“Este caderno é um convite à sociedade civil para que conheça mais sobre as atuais proposições legislativas que tramitam no Congresso Nacional. O objetivo é que mais organizações, redes e movimentos possam incidir politicamente em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, afirma Heloísa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq.
 
O Caderno Legislativo é dividido em quatro eixos relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes: educação, emergência, proteção e saúde. O Projeto de Lei (PL) 8.035/2010, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, na pauta do Congresso há três, figura entre as proposições analisadas no capítulo sobre educação, além de outros projetos importantes como aqueles que tratam de destinação de mais recursos para a área, por exemplo.
 
Em emergência, foram selecionados projetos que tratam de prevenção de desastres e repasse de recursos para os municípios em situação de calamidade pública, entre outros. Proposições voltadas para a saúde do bebê, da mãe, e da criança, como os que obrigam a rede do Sistema Único de Saúde a realizar exames específicos em recém-nascidos ou que aumentam o tempo de licença paternidade também estão contempladas na publicação.
 
Dentre as proposições que tratam da proteção das crianças e dos adolescentes, estão as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tratam da redução da maioridade penal e os projetos que fazem modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que dispõem sobre o aumento do tempo de internação dos adolescentes autores de atos infracionais. O PL 7672/2010, que proíbe maus-tratos e o uso de castigos corporais contra crianças e adolescentes, também consta nas análises, assim como diversos projetos que visam regulamentar a atuação e a estruturação dos conselhos tutelares.
 
O evento contará com a presença do presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian; de Heloísa Oliveira, administradora executiva da organização; de parlamentares das duas Casas Legislativas; de organizações da sociedade civil e ativistas dos direitos da criança e do adolescente, entre outros convidados.
 
Serviço:
Lançamento do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente
Data e hora: 07 de maio de 2014, às 8h
Local: Central Park Restaurante (subsolo)  – Câmara dos Deputados – Anexo III – Esplanada dos Ministérios –  Praça dos Três Poderes – Brasília / DF
 
Vagas limitadas
Confirme sua presença com Katerina Volcov – katerina.volcov@fundabrinq.org.br e Patricia Bonilha – bonilhapatricia@fundabrinq.org,br
 
Fonte: Fundação Abrinq – Save the Children