Fórum Nacional e Fóruns Estaduais coordenam no Brasil a campanha mundial contra o trabalho infantil

Compartilhe

A campanha “Todos juntos contra o trabalho infantil” será realizada em todo território nacional e nas redes sociais

Para marcar o dia 12 de junho, o Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil se articularam com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na campanha mundial “Todos juntos contra o trabalho infantil”, que no Brasil é coordenada pelo FNPETI. A campanha resgata o cartão vermelho como tema, mantém o cata-vento como símbolo e tem por objetivo mobilizar a opinião pública, particularmente no período da Copa do Mundo.
 
O lançamento nacional e global da campanha será realizado no dia 11 de junho na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, das 10h às 13h, onde crianças, adolescentes e adultos formarão um grande mosaico simbolizando a luta contra o trabalho infantil. Todos estão convidados a participar da construção desse mosaico que será fotografado e divulgado na imprensa e nas redes sociais.
 
A campanha coordenada mundialmente pela OIT terá grande repercussão nas redes sociais no Brasil e no mundo com o uso da hashtag #redcard. Todo o material de divulgação da campanha já está disponível no hotsite www.fnpeti.org.br/12dejunho e pode ser utilizado livremente. Os arquivos disponíveis para download são boné, busdoor, camiseta, cartão vermelho, cartaz, manual, outdoor, panfleto e tabelinha. O site disponibiliza também informações sobre a legislação, documentos de referência sobre o trabalho infantil e o dia 12 de junho, material para a imprensa e as campanhas anteriores.
 
A campanha será lançada no Brasil no dia 11 de junho com uma grande mobilização na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. Estarão presentes autoridades, representantes da sociedade civil, do Fórum Estadual do Rio de Janeiro (FETIPA-RJ) comprometidos com a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e com a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
 
Os Fóruns Estaduais também estão organizado mobilizações nas capitas e municípios, e alguns deles já iniciando a programação desde o dia 18 de maio – Dia Nacional de Luta contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para saber a programação nos Estados e municípios, acesse a Agenda do FNPETI em: www.fnpeti.org.br/agenda
 
Sobre o 12 de Junho
O dia 12 de junho foi instituído pela OIT como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. 
 
O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil. O cata-vento tem um sentido lúdico e de alegria, que deve estar presente na vida das crianças. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil.
 
Lançamento da campanha "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil"
Data:
11 de junho
Hora: 10h às 13h
Local: Praia de Botafogo (RJ), na altura do prédio da Coca Cola
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/250224311849333
 
Fonte: FNPETI