Agência de Notícias com foco na criança e no adolescente é lançada no Chile

Compartilhe

Após meses de preparação, entra no ar a Agência de Notícias Foco Social dedicada ao estudo da mídia impressa sob o enfoque crianças e adolescentes e a divulgação de informações sobre esse grupamento. O site apresenta ferramentas úteis para jornalistas como um glossário de termos, banco de fontes e seção de publicações, onde os profissionais podem encontrar informações relevantes para o desenvolvimento de novas pautas.

A Agência de Notícias Foco Social é uma iniciativa da ONG Raíces que colabora com o jornalismo social, crítico e independente, ao criar a plataforma Foco Social para a divulgação de informações, reflexão, formação com enfoque nos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo Denisse Araya, diretora da ONG Raíces, o que se busca é “que os jornalistas e os meios de comunicação, não só incorporem e aprofundem a cobertura nos temas da infância, mas que possamos oferecer ferramentas reais para a formação em Direitos Humanos, especificamente nos direitos de crianças e adolescentes”.

Foco Social é uma agência de notícias especializada em comunicação, infância e adolescência, que surge com a convicção de que a comunicação é um direito e uma ferramenta para o desenvolvimento. E, como tal, é fundamental para a construção de uma opinião pública que avance para uma cultura de direitos, que respeite e fomente o exercício dos direitos de meninos e meninas.

Para mover-se em direção a uma cultura de direitos e bem estar “necessitamos de um exercício jornalístico consciente, de comunicar sem danos e que todos os meios considerem crianças e adolescentes como sujeitos de direitos”, afirma a diretora da Agência Foco Social, Rosemary Ramos. 

Incentivar a reflexão e a formação com enfoque nos direitos, mas também expandir o universo de fontes consultadas por jornalistas, é um dos objetivos da nova Agência de Notícias. Para isso, o site oferece um banco de fontes gratuito onde a busca é feita por assunto.

“Foco Social busca mobilizar e facilitar o encontro entre jornalistas e fontes de informação, para contribuir com a diversidade e o pluralismo e fortalecer o diálogo entre meios de comunicação, universidades, poderes públicos e organizações da sociedade civil”, pontua a diretora da Agência.

Outra novidade que a Agência de Notícias apresenta é sua área de estudos, que monitora e analisa diferentes meios de comunicação.

“Nesta primeira etapa iremos monitorar quatro periódicos de circulação nacional: La Tercera, El Mercurio, La Cuarta e Las Ultimas Noticias. Mas esperamos em uma segunda etapa aumentar as mídias e incluir também rádio e televisão”, disse Ramos.

Foco Social é um membro da Red ANDI, que agrupa Agências de Notícias da Infância, de 13 países da América Latina, ao atuar na mobilização e capacitação de jornalistas e monitorar os meios de comunicação da região.

A Red ANDI nasceu em 2003 como uma iniciativa conjunta de organizações não governamentais (ONGs) comprometidas com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Sua tarefa é apoiar a consolidação de uma cultura jornalística que fortaleça a visibilidade pública das temáticas prioritárias para estes segmentos da população e contribuir para o desenvolvimento humano e social, a igualdade e a equidade.

Fonte: ONG Raíces