Balanço dos Objetivos do Milênio mostra sucessos e caminhos para alcançar as metas até 2015

Compartilhe

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou, nesta segunda-feira (7), o mais novo e importante Relatório Global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2014, que mostra um balanço global atualizado sobre os esforços feitos até o momento para alcançar esses resultados. 

Com o prazo final para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) até 2015, Ban acredita que o relatório irá estimular os últimos esforços para conquistar algumas metas pendentes e ajudar na elaboração de um um forte e ambicioso plano sucessor, pós-2015.

O secretário-geral da ONU observou que o mundo mudou drasticamente desde a adoção da Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, acordados pelos líderes mundiais na cúpula da ONU em 2000. “O desenvolvimento, a paz, a segurança e o estado de direito estão mais profundamente conectados do que nunca. A erradicação da pobreza extrema significa um imperativo ainda mais claro para a construção de sociedades estáveis”, acrescentou.

Os atuais indicadores globais dos ODM

De acordo com o relatório, o mundo já atingiu algumas metas como a redução da pobreza, o aumento do acesso às fontes aprimoradas de água potável, a melhoria de vida dos moradores das favelas e o alcance da paridade de gênero no ensino primário. 

“Os ODMs têm ajudado a unir, inspirar e transformar e a ação conjunta com os governos, a comunidade internacional civil e o setor privado podem fazer a diferença”, disse Ban, citando também os ótimos resultados obtidos na luta contra a malária e a tuberculose, bem como o acesso ao tratamento do vírus HIV. No entanto, algumas metas relacionadas aos grandes problemas evitáveis​​, como a redução da mortalidade infantil e materna e o aumento do acesso a saneamento ainda não foram atingidas e estão “retrocedendo”.  
 
“Nós sabemos que os resultados obtidos são desiguais entre os objetivos, entre e dentro das regiões e países, e entre grupos populacionais. Para os mais marginalizados e vulneráveis ​​da sociedade, a exclusão social e a discriminação ainda estão entre os maiores obstáculos para o progresso”, disse Ban Ki-moon, acrescentando que a menos que esses desequilíbrios sejam tratados por meio de intervenções mais ousadas e mais focadas, algumas metas não serão cumpridas, inclusive em áreas importantes, como o parto, a mortalidade materna, a educação universal e a sustentabilidade ambiental.
 
Ele também alertou sobre a situação cada vez mais crítica da gestão prudente do meio ambiente para o desenvolvimento econômico e social sustentável. “Em particular, nós devemos agir urgentemente para limitar o aumento da temperatura global e reforçar a resiliência aos impactos climáticos. Todos nós compartilhamos da responsabilidade de promover o desenvolvimento sustentável equitativo. Temos que agir em conjunto e intensificar os nossos esforços”, disse Ban.

Sobre os novos desafios e o futuro da agenda pós-2015

“Nossas ações para alcançar os ODMs são fundamentais para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento pós-2015. Ao mesmo tempo, devemos construir um quadro sucessor forte para atender às áreas de negócios e os locais inacabados não alcançados pelos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, disse Ban. “Combater a crescente desigualdade em países ricos e pobres, tornou-se um desafio que define a nossa época. Nosso objetivo pós-2015 deve focar em não deixar ninguém para trás”, declarou ele.

Apesar do tamanho dos desafios, Ban Ki-moon destacou que a comunidade internacional tem mais ferramentas à sua disposição como maior acesso às novas tecnologias, o fortalecimento de importantes parcerias e a crescente compreensão para alcançar ótimos resultados.

“Nós temos uma oportunidade de aplicar novas abordagens para acelerar o progresso e pavimentar o caminho para um quadro de desenvolvimento mais ambicioso, inclusivo e universal”, disse Ban. “Esse relatório irá delinear uma visão mais ampla para a construção da agenda de desenvolvimento pós-2015. Ela contará com as deliberações e os trabalhos da Assembleia Geral da ONU e do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), e o seu alcance e ambição serão influenciados pelos resultados produzidos pelo Grupo de Trabalho Aberto e o Comitê Intergovernamental de Especialistas para o Financiamento do Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou.

No âmbito intergovernamental, o novo Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável vai beneficiar o trabalho do Fórum sobre Cooperação para o Desenvolvimento, que abordará algumas das questões críticas sobre o futuro da cooperação para o desenvolvimento.
 
“Este Fórum pode dar impulso à definição da agenda em todo o sistema das Nações Unidas. O mundo conta com este Fórum e com nossa nova arquitetura para fornecer orientação, liderança e ação para a implementação da nova agenda”, disse Ban Ki-moon, instando os estados-membros a trabalhar em conjunto para “preparar o caminho para o futuro que queremos – uma vida da dignidade para todos”, acrescentou.
 
Sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, o presidente da ECOSOC, Martin Sajdik, acrescentou: “Estamos nos aproximando da criação de uma nova agenda de desenvolvimento pós-2015 mais abrangente e centrada nas pessoas. Essa agenda terá como objetivo livrar a humanidade da pobreza e da fome, e atingir o desenvolvimento sustentável. A nova agenda terá como base os ODMs e irá completar os negócios inacabados e responder a novos desafios. Ela também será universal que é fundamental para o futuro da humanidade.”

Fonte: ONU Brasil