CIDH elege Edison Lanza como novo Relator para a Liberdade de Expressão

Compartilhe

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) escolheu o novo relator especial de Liberdade de Expressão para as Américas. O jornalista e advogado uruguaio, Edison Lanza foi eleito após entrevistas realizadas com seis nomes de especialistas de todo o continente, ocorridas durante 151º Período de Sessões da Comissão, na cidade de Washington (EUA). O novo relator será designado ao cargo no próximo dia 06 de outubro e seu mandato tem a duração de três anos.

De acordo com a CIDH, a decisão foi tomada a partir das qualidades profissionais e experiência do candidato no trabalho com entidades e outros atores do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. A candidatura de Lanza também obteve amplo respaldo de organizações da sociedade civil de diversos países durante a consulta pública organizada para a pré-seleção dosnomes que concorreriam ao cargo.

Edison Lanza trabalhou como jornalista em diversos meios de comunicação do Uruguai. Foi consultor de organismos internacionais e professor universitário, além de ter advogado para o Sindicato dos Jornalistas do Uruguai. O novo relator é fundador de diversas organizações governamentais de defesa do direito à liberdade de expressão e é integrante de diversas instâncias nacionais de supervisão do cumprimento de normas relacionadas ao acesso à informação pública e liberdade de expressão.

A convocatória para este concurso foi lançada em dezembro de 2013 pela Comissão Interamericana. A relatoria especial conta com uma secretaria executiva e funciona na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Dentre os trabalhos esperados para o cargo, está a elaboração de informes anuais sobre a situação da liberdade de pensamento e expressão nas Américas, assim como a análise de denúncias de violações recebidas pela Comissão.

Para mais informações

Temas deste texto: Políticas de Comunicação