Fundo de População da ONU lança a campanha Jovens Somamos Mais

Compartilhe

Iniciativa #InvestirEmJuventude – Jovens Somamos Mais visa inclusão da juventude na futura agenda global de desenvolvimento, a ser adotada a partir de 2015

Para promover o bem-estar e o cumprimento dos direitos de jovens e adolescentes e estimular sua participação na busca de soluções, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lança nesta quinta-feira, 14 de agosto, no Brasil a campanha virtual “#InvestirEmJuventude – Jovens Somamos Mais”. A iniciativa integra a ação global de mobilização do UNFPA #showyourselfie,cujo objetivo é a discussão e a inclusão de temas prioritários para a juventude na agenda de desenvolvimento Pós-2015.

A campanha “Jovens Somamos Mais” será realizada por meio de redes sociaise pretende criar espaços para que os próprios jovens e adolescentes expressem suas necessidades e aspirações, participando mais ativamente do debate sobre as novas metas globais de desenvolvimento – mais especificamente na construção dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que irão substituir os atuais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a partir do próximo ano. A campanha se soma às ações desenvolvidas pelo UNFPA no âmbito do Grupo de Trabalho Interagencial de Juventude do Sistema ONU no Brasil.

"Os jovens não estavam em foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o último plano de desenvolvimento global que foi aprovada em 2000. Eles não podem ser esquecidos novamente", disse o Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin. "Os jovens são uma força poderosa, individual e coletivamente. Eles estão moldando realidades sociais e econômicas, desafiando normas e valores e construindo a base do futuro do mundo. A forma como nós atendemos às suas necessidades e aspirações irá definir o futuro do mundo", completou.

O lançamento campanhaJovens Somamos Mais coincide com a realização, nesta quinta-feira 14/08, do debate virtual “Falemos de Juventude – Desafios da Agenda Pós-2015”, promovido pelo Grupo Interagencial de Juventude da América Latina e o Caribe da ONU com representantes das instituições de juventude do Brasil, México e Uruguai, entre outros. O Brasil estará representado no debate pela secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ângela Guimarães.

Como participar

Para participar da campanha Jovens Somamos Mais, basta tirar um autorretrato (“selfie”) individual ou coletivo e enviar, juntamente com uma mensagem, para divulgação nas redes sociais do UNFPA, usando a hashtag #investiremjuventude. A pessoa poderá “curtir” e compartilhar a foto e a mensagem com sua rede de relacionamento ou, se preferir, publicá-las diretamente no seu perfil pessoal, usando a mesma hashtag.

O UNFPA irá disponibilizar uma página web com materiais que poderão ser utilizados pelas/os participantes da campanha, incluindo ícones temáticos que poderão ser impressos e utilizados nas fotos, permitindo a personalização do autorretrato com os temas de maior interesse de cada um.

São sugeridos oito temas principais para serem discutidos: Saúde Integral e de Qualidade; Igualdade de Gênero; Igualdade Racial; Educação de Qualidade; Cultura e Lazer; Trabalho, Emprego e Renda; Meio Ambiente; e Participação e Oportunidades. Cada semana será dedicada a um assunto principal, sendo o primeiro tema a Igualdade Racial.

“O Brasil tem mais de 51 milhões de jovens, uma enorme força produtiva que é a chave para o desenvolvimento do país. Mas, para isso, é necessário continuar e ampliar os investimentos no cumprimento de seus direitos básicos, desenvolvimento de habilidades para a vida, criação de oportunidades e maior participação dessa população na tomada de decisões”, explica o Representante do UNFPA no Brasil, Harold Robinson. “Quando isso ocorre, as pessoas jovens podem alcançar seu pleno potencial e contribuir efetivamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Essa é a lógica da campanha – para que jovens possam somar mais, é preciso investir em juventude.”

#showyourselfie

A campanha Jovens Somamos Mais é um desdobramento da iniciativa global #showyourselfie do UNFPA, que também busca coletar autorretratos de jovens de todos o mundo e mensagens sobre importância da juventude ter um papel central nos ODS. A iniciativa é fruto da parceria entre o UNFPA e a Global Citizen, plataforma online de mobilização.

Durante um ano, o UNFPA e a Global Citizen trabalharão com parceiros, redes e organizações de todo o mundo para reunir o maior número possível de "selfies", que serão entregues aos Estados-Membros na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2014 e setembro de 2015, para lembrá-los de que o tempo para investir nos jovens é agora.

Todas as fotos e mensagens postadas na campanha “Jovens Somamos Mais”, com a hashtag #InvestirEmJuventude, serão contabilizadas na iniciativa global; quem desejar, poderá postar sua participação utilizando ambas hashtags.

Visite a página da campanha #InvestirEmJuventude – Jovens Somamos Mais em www.unfpa.org.br/investiremjuventude e participe!

Para mais informações sobre a iniciativa global #showyourselfie, visite www.showyourselfie.org.

Fonte: ONU Brasil