Prêmio de Jornalismo leva vencedor a New York

Compartilhe

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto. Promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), o vencedor irá a New York conhecer de perto as melhores práticas internacionais em transportes e mobilidade urbana.

Vencedor da primeira edição do prêmio com a reportagem “Como desatar este nó” para a revista National Geographic, o jornalista Julio Lamas participou da visita técnica a NY em 2013. Lá ele conheceu o High Line Park, a Times Square e Long Island, se reunindo com especialistas do ITDP, representantes de planejamento urbano da cidade, o Departamento de Transportes e organizações da sociedade civil​​.

"Durante a viagem não faltaram exemplos de indivíduos visionários. Depois de décadas de um planejamento urbano segregador, antidemocrático e voltado para o automóvel, eles tomaram decisões ousadas e encararam os desafios políticos e sociais que tornaram NY tal como ela é hoje", conta Julio.

Um desdobramento direto e bastante positivo para Julio Lamas é que ele tem se tornado uma importante voz no jornalismo sobre mobilidade urbana. Hoje, Julio Lamas assina a coluna Urbanidades no site Planeta Sustentável.

"Tive a honra de conhecer Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, Laura Hansen, diretora do Neighorhood Plaza Partnership, e Joshua David, co-fundador da Friends of the High Line. Eles entenderam que as pessoas e os negócios podem prosperar quando se planeja para o pedestre, o ciclista e o usuário de metrô e ônibus. Não apenas anteviram uma tendência, como provaram isso na prática, tornando a cidade melhor para seus habitantes e mais competitiva para suas empresas", complementa Julio sobre o impacto do prêmio. 

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável conta com o patrocínio do Banco Itaú e apoio da Transporte Ativo e ANDI – Comunicação e Direitos. Para se inscrever, baixe o regulamento do prêmio e os termos de autorização disponíveis em migre.me/kCoUf

Mais informações
Thais Lima
Coordenadora de Comunicação  |  ITDP Brasil
(21) 3153.1764 | (21) 97634.9580
thais.lima@itdp.org