Cerrado ganha exposição em Brasília, com apoio da UNESCO

Compartilhe

Uma exposição sobre o Cerrado visa aproximar o público ao segundo maior bioma da América do Sul, presente em 24% do território nacional e que engloba 11 estados distribuídos pelas regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Aberta até o dia 19 de outubro em Brasília, a mostra conta com exibição de filmes, fotografias, um programa educativo e oficinas para os participantes.

Chamada “Cerrado – Uma janela para o planeta”, a mostra é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação com o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília, a Universidade de Brasília e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Comunicação (UNESCO) no Brasil.

A exposição está dividida em três módulos. O ‘Grande Sertão, Veredas: paisagens do Cerrado’ apresenta os 14 tipos principais de vegetação do Cerrado. No espaço ‘A Trama do Cerrado: Diversidade’, o espectador terá contato direto com a fauna e da flora do bioma. No terceiro módulo, ‘Os Quatro Elementos: água, fogo, terra e ar’, o visitante conhecerá a história geológica deste bioma: a diversidade dos solos, os impactos do fogo e as interações entre as vegetações e recursos hídricos.

Feira

A partir de 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado – o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília também recebe a Feira do Cerrado, em parceria com a Rede Cerrado. O evento será realizado até o dia 21, com entrada gratuita.

O espaço integra 20 empreendimentos comunitários do Cerrado, com produtos originários dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Estarão expostos e disponíveis para a compra artesanatos, cosméticos, produtos alimentares nativos de comunidades tradicionais, como castanha de baru, conservas, farinha e óleo de pequi, azeite de babaçu, entre outros alimentos de espécies nativas.

Saiba mais sobre a programação.

Fonte: ONU Brasil

Temas deste texto: Meio Ambiente - População