Oficina sobre mídia e direitos humanos discutirá cobertura dedicada ao tema Violência

Compartilhe

Promovida pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e a ANDI, atividade acontece no Ceará e tem como foco profissionais e estudantes de comunicação

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, realiza no dia 21 de outubro de 2014, em Fortaleza/CE, a oficina “Mídia e Direitos Humanos – Um olhar sobre a cobertura da violência”.

Destinada a profissionais e estudantes de comunicação, a atividade está sendo realizada em conjunto com a organização não-governamental ANDI – Comunicação e Direitos. Na oportunidade, a instituição apresentará dados de um estudo sobre a cobertura do tema feita junto a programas de rádios e TV das cinco regiões do País.

O levantamento aponta importantes desafios na área, especialmente no que se refere à infração de dispositivos da legislação brasileira e internacional. Prejulgamento, incitação ao crime e à violência, incitação à desobediência às leis ou a decisões judiciais e exposição indevida de pessoas são algumas das violações identificadas – desrespeitando, entre outros instrumentos legais, a Constituição Brasileira, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o Pacto de Direitos Civis e Políticos.

Na formulação das diretrizes da pesquisa, a organização contou com apoio técnico do Grupo de Trabalho Comunicação Social da PFDC, além de organizações não-governamentais como a Artigo 19, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação e a Catavento Comunicação e Educação, em Fortaleza.

Objetivo – A proposta da oficina Mídia e Direitos Humanos é oferecer um espaço de diálogo e reflexão acerca do comportamento da imprensa na cobertura do tema Violência e de como os diferentes atores sociais podem contribuir para uma comunicação pautada pelo interesse público e a promoção de direitos.

Para isso, serão discutidos casos concretos de narrativas midiáticas que abordam o tema da violência nas grandes cidades. A ideia é promover uma análise sob a perspectiva dos direitos humanos e construir diferentes caminhos para uma abordagem socialmente responsável.

A oficina Mídia e Direitos Humanos está sendo realizada no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho Comunicação Social da PFDC e conta com a parceria da Procuradoria da República no Ceará, além de apoio da GIZ/Cooperação Alemã – fundo apoiador da Federação Iberoamericana de Ombudsman (FIO), a qual a PFDC integra desde 2013.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 17 de outubro, no site da PFDC. Será emitido certificado de participação na atividade, que conta com 30 vagas.

Acesse aqui a programação completa e mais informações sobre o evento.

Oficina Jornalismo e Direitos Humanos
Quando: 21 de outubro de 2014
Onde: Fortaleza/CE
Público-alvo: profissionais e estudantes de comunicação
Inscrições: até 17 de outubro, pelo site PFDC (http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/)
Mais informações: (61) 3105 6934 – pfdc-comunicacao@mpf.mp.br

Temas deste texto: Direitos Humanos - Mídia