Rede Marista de Solidariedade lança livro sobre proteção à criança e adolescente

Compartilhe

Publicação apresenta resultados de projeto Tecendo Redes, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Paraná

Nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, a Rede Marista de Solidariedade e o Ministério Público do Paraná lançaram o livro Tecendo Redes – Fortalecimento das redes de proteção à infância e à adolescência no Paraná. A publicação apresenta os resultados de dois anos do projeto Tecendo Redes, uma parceria da Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAOPCAE), do Ministério Público do Paraná.

O objetivo do projeto Tecendo Redes foi desenvolver processos de sensibilização junto aos atores do Sistema de Garantia de Direitos (Conselhos tutelares, CREAS etc.), para aperfeiçoar a operacionalização das redes municipais de proteção e atendimento à infância e à adolescência no Paraná.

Para isso, foram realizados encontros nos municípios de União da Vitória, Cianorte, Cascavel, Maringá, Campo Largo, Paranaguá e Siqueira Campos, mobilizando mais de 800 pessoas, no total, que participaram de palestras realizadas pelos promotores de justiça e de oficinas em grupo facilitadas pela equipe do Centro Marista de Defesa da Infância. O livro além de trazer artigos de especialistas no tema, traz, ainda, depoimentos dos promotores de Justiça das comarcas dos municípios União da Vitória e Cianorte.

“O projeto partiu da necessidade de promover a articulação e integração operacional dos programas e serviços públicos municipais, na busca do aprimoramento do atendimento prestado às crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, que precisa ser adequadamente planejado e executado de forma intersetorial/interdisciplinar, por meio de profissionais qualificados que possam somar esforços na busca de um objetivo comum: a proteção integral infanto-juvenil”, afirma Murillo José Diagiácono, Procurador de Justiça do CAOPCAE que realizou as palestras do projeto e assina artigo na publicação.

O livro traz uma discussão com apoio acadêmico e também o relato das experiências do projeto. “O objetivo é disseminar uma prática que alcançou êxitos, com pressupostos teóricos, e estimular com subsídios para que os municípios adotem o trabalho em rede”, explica Geliane Quemelo, assistente social do Centro Marista de Defesa da Infância responsável pelo projeto Tecendo Redes.  

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociaise nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Sobre o Ministério Público

O Ministério Público por destinação constitucional defende aquilo que é inerente ao direito de todos os cidadãos, por isso muitos doutrinadores o chamam de “defensor do povo”.  É uma Instituição independente que cuida da proteção das liberdades civis e democráticas, buscando com sua ação assegurar e efetivar os direitos individuais e sociais indisponíveis, como sua missão constitucional (v. art. 127, da Constituição Federal).  É uma Instituição que se envolve vivamente em prol da saúde pública, do meio-ambiente, da criança e do adolescente, das famílias, do idoso, das pessoas portadoras de necessidades especiais, do patrimônio público, dos direitos do consumidor, dos direitos dos povos indígenas, enfim todas as áreas afetas aos direitos constitucionais, cidadania e direitos humanos. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente objetiva cumprir papel permanente de auxílio e estímulo às melhores iniciativas no sentido da efetivação dos direitos já prometidos no ordenamento jurídico para as crianças e adolescentes.

Informações
Lead Comunicação
(11) 3168-1412
Cíntia Gomes – Ramal 15 – cintia@lead.com.br
Denise Angelo – Ramal 23 – denise@lead.com.br