São Paulo sediará Semana Internacional da Primeira Infância com dois eventos reunindo especialistas e lançamento de pesquisas inéditas

Compartilhe

Entre 9 e 13 de novembro, a cidade receberá o Forum Investing in Young Children Globally, da Academia Americana de Ciências, e o IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, ambos organizados pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Entre os dias 9 e 13 de novembro, a capital paulista receberá a Semana Internacional da Primeira Infância, que reunirá renomados especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutir o período de vida da criança que vai da gestação aos 6 anos. Esta faixa etária é considerada por pesquisadores uma das mais importantes para o desenvolvimento infantil, pois as experiências marcarão o resto da vida do indivíduo.

Uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com instituições do Brasil e exterior e com o apoio daDanone Early Life Nutrition, do Instituto Camargo Corrêa e do Itaú, a Semana Internacional da Primeira Infância tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema e trazer ao público conhecimentos científicos recentes.

Como parte dos eventos, serão realizados oForum Investing in Young Children Globally, que terá transmissão ao vivo via internetdos workshops sobre escalabilidade de programas, e oIV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que abordará o tema “Fortalecendo as potencialidades dos adultos para que promovam o desenvolvimento das crianças”.

Forum on Investing in Young Children Globally (iYCG)

Uma iniciativa do Instituto de Medicina da Academia Americana de Ciências, o Forum Investing in Young Children Globally (iYCG) reúne especialistas das mais diversas áreas ligadas à primeira infância com o objetivo de promover discussões sobre como a ciência pode contribuir para ajudar na resolução de problemas complexos que afetam o desenvolvimento da criança.

As atividades do Forum são focadas no poder da integração entre a ciência e a economia, e como fazer investimentos estratégicos para provocar mudanças reais na qualidade de vida das crianças pequenas, sobretudo daquelas que vivem em regiões mais vulneráveis a problemas ligados ao acesso a serviços de saúde, educação, nutrição e proteção social.

Previsto para durar três anos, durante os quais acontecerão nove encontros em diferentes países, o Forum realizará o terceiro deles em São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, e terá como foco a América Latina, Caribe e regiões em desenvolvimento. As sessões do dia 11 de novembro terão transmissão ao vivo pela web.

IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Realizado nos dias 12 e 13 denovembro, no Hotel Maksound Plaza, em São Paulo, com transmissão ao vivo via internet, o IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância tem como tema: “Fortalecendo as potencialidades dos adultos para que promovam o desenvolvimento das crianças”.

Neste ano, será discutidoo papel do Estado e da família na promoção do desenvolvimento infantil, em âmbito nacional e internacional,ecomo se tem trabalhado para que as famílias exerçam a parentalidade, isto é, o conjunto de ações que visam assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança (Hoghughi, 2004) ou, ainda, a principal tarefa de uma geração (pais), de modo a preparar a segunda geração (filhos) para situações físicas, econômicas e psicossociais com que irão debater-se ao longo do seu ciclo de desenvolvimento (Bornstein, 2002).

O simpósio é organizado anualmente pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa entre: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV); Center on the Developing Child da Universidade de Harvard; Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.ncpi.org.br/simposio/até as vagas se esgotarem.  

Apresentação de pesquisas inéditas no Brasil

No IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, serão apresentados os resultados de duas pesquisas inéditas, conduzidas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), e o primeiro estudo de uma coleção elaborada por cientistas para orientação de políticas públicas – Working Paper.

Primeira pesquisa: “Ônibus Escolar: hábitos e atitudes dos pais em relação à educação escolar de seus filhos”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e ecomendada pela FMCSV, em parceria com o Todos Pela Educação, Fundação Itaú Social e Instituto C&A, abordando a relação entre pais, filhos e as pré-escolas brasileiras.

Segunda pesquisa: “Educação Infantil em Debate – A experiência de Portugal e a Realidade Brasileira”, elaborada em parceria entre Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social com o apoio da Unicef,  traz um levantamento sobre a reforma da educação infantil feita em Portugal e suas possíveis aplicações no Brasil.

Working Paper: “O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem”é o primeiro estudo de uma coleção realizada por um Comitê de Cientistas brasileiros de diversas áreas que se reuniram para apoiar, com evidências científicas, todos aqueles que produzem programas e políticas voltados para a primeira infância.

Sobre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Estabelecida em 1965, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal tem na promoção integral do Desenvolvimento da Primeira Infância (0 aos 6 anos de idade) seu principal foco de atuação. A entidade mantémdiversos projetos de incentivo ao desenvolvimento das crianças nessa faixa etária, como projetos de intervenção social em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do Desenvolvimento na Primeira Infância.

Serviços

Forum on Investing in Young Children Globally (IYCG)
Data: 9 a 11 de novembro de 2014
Horário: 8h às 18h
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150, Bela Vista – São Paulo

IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância
Data: 12 e 13 de novembro de 2014
Horário: 12/11 – das 8h30 às 17h30 e 13/11 – das 9h às 17h
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 , Bela Vista – São Paulo
Inscrições: http://www.ncpi.org.br/simposio

Ônibus Escolar: hábitos e atitudes dos pais em relação à educação escolar de seus filhos
Data: 12 de novembro de 2014
Horário: 17h30

Working Paper: “O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem”
Data: 13 de novembro de 2014
Horário: 10h

Educação Infantil em Debate – A experiência de Portugal e a Realidade Brasileira
Data: 13 de novembro de 2014
Horário: 12h15

Informações para a imprensa
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
www.fmcsv.org.br