Seminário de Justiça Juvenil homenageia os 25 anos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança

Compartilhe

Nos dias 20 e 21 de novembro o Terre des hommes Brasil em parceria com a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará e demais instituições do Sistema de Justiça Juvenil realizam na cidade de Fortaleza/CE o “Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil – Homenagem aos 25 anos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e contribuições ao Congresso Mundial de Justiça Juvenil”.  

O seminário tem como objetivo sensibilizar profissionais integrantes da Rede de Apoio da Infância e Juventude e Sistema de Justiça, quanto aos princípios e procedimentos da Justiça Juvenil. Também socializar as boas práticas no atendimento ao adolescente em conflito com a lei, convidar os profissionais a participar do Congresso Mundial de Justiça Juvenil e levantar subsídios para o congresso que será realizado em Genebra, Suíça, em janeiro de 2015.

A participação no seminário é destinada aos representantes do sistema de justiça juvenil, como Procuradores e Promotores de Justiça, funcionários do Ministério Público do Ceará, Magistrados, Defensores Públicos e Delegados de Polícia. A participação desses atores é estratégica, pois objetiva a sensibilização dos mesmos para um atendimento com enfoque restaurativo aos adolescentes em conflito com a lei.

A previsão é reunir mais de 300 profissionais brasileiros que trabalham com a prevenção da violência, no atendimento ao adolescente em conflito com a lei, na execução das decisões judiciais, além de lideranças comunitárias e jovens, em busca de troca de experiências para qualificar o atendimento ao adolescente, evitando sua reincidência.

Para debater os avanços e perspectivas da Convenção sobre os Direitos da Criança, a organização do evento convidou o professor Wanderlino Nogueira, Membro Comissionado do Comitê dos Direitos da Criança da ONU. Destaque também para a palestra sobre Boas Práticas em Justiça Juvenil Restaurativa no Canadá, que será realizada pelos professores João Salm, Jordan Nowotny e George Pavlich.

No seminário também será realizado o lançamento da edição 2014 do livro Vozes, que tem por título “Vozes: que pensam os/as adolescentes sobre atos infracionais e medidas socioeducativas”. A nova publicação escutou cerca de 265 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Os jovens falaram sobre adolescência, violência juvenil, letalidade da juventude, Cultura de Paz, responsabilização e um futuro melhor longe dos atos infracionais.

Serviço
Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil – Homenagem aos 25 anos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e contribuições ao Congresso Mundial de Justiça Juvenil
Data: 20 e 21 de novembro (sexta-feira e sábado)
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça – Rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio – Fortaleza/CE
Horário: Dia 20 de 18h00 as 21h00. Dia 21 de 08h00 as 17h30
Inscrições e programação completa: www.mpce.mp.br/esmp

Informações
Assessoria de Imprensa Terre de hommes
Liam de la Torre – (85) 8800-0719