VII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Compartilhe

Pelo 7º ano consecutivo, o Senado Federal realiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, um evento que se consolida no calendário nacional de seminários consagrados à Infância e que traz especialistas de diversos estados e de outros países para divulgar e discutir estudos e projetos desenvolvidos no Brasil e no mundo. Este ano, o tema central da Semana é as neurociências e as ações na área de educação: como evoluem, que desafios encontram – tais como o Autismo e no TDAH –, as últimas descobertas e perspectivas.

O evento acontece de 25 a 27 de novembro em Brasília e dia 28 no Rio de Janeiro com o propósito de aportar novas informações do campo da ciência e da prática educacional que contribuam para que o poder público e a sociedade deem mais atenção à Primeira Infância enquanto fase primordial da formação e desenvolvimento da pessoa.

Aberta ao público em geral, com inscrição gratuita, a Semana tem com principal público-alvo pedagogos, educadores, médicos, psicólogos, legisladores, representantes dos poderes Executivo e Judiciário, gestores públicos e privados nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, professores e estudantes universitários, profissionais de imprensa, membros de organizações não-governamentais e instituições da sociedade civil.

Nesta edição, as comissões de Educação, Cultura e Esporte; Direitos Humanos e Legislação Participativa; e de Assuntos Sociais do Senado Federal realizam, no dia 26 de novembro, às 10 horas, audiência pública conjunta para tratar dos aportes das neurociências à compreensão do desenvolvimento infantil.

Entre os destaques do evento, estão as francesas Françoise Molenat, Psiquiatra, e Bernadette Rogé, Psicóloga, que trazem, respectivamente, contribuições sobre Medicina Perinatal eprevenção e a intervenção precoce em casos de Autismo. Entre os especialistas brasileiros convidados, estão a neurocientista Suzana Herculano Houzel, o biólogo Alfred Sholl-Franco (RJ) e Maria Clara Nassif (SP) além de Jaqueline Wendland, psicóloga brasileira radicada em Paris, representante da Universidade Paris Descartes, parceira do Senado no evento, assim como a Embaixada da França.

A realização desse evento, já em sua sétima edição, tem como objetivo trazer à discussão temas sobre a primeira infância (de zero a seis anos), fase primordial no desenvolvimento físico e psíquico, na formação da personalidade e na consolidação da convivência familiar e comunitária. Busca-se incentivar o debate, a pesquisa e a elaboração de políticas públicas voltadas para essa fase fundamental para o desenvolvimento e a integração social dos indivíduos.

Serviço:
VII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
Tema: Neurociências e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos
Inscrições: http://www.senado.leg.br/senado/Programas/InfanciaePaz

Datas:
Módulo Brasília: 25 a 27 de novembro de 2014
Auditório Petrônio Portela – Senado Federal, Brasília – DF
Interlegis – Senado Federal, Brasília – DF
Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – Senado Federal, Brasília – DF
Módulo Rio de Janeiro: 28 de novembro de 2014
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói – RJ

Realização: Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal – Presidência do Senado
Apoio: Embaixada da França
Contato: 61 3303-3423
E-mail: primeirainfancia@senado.gov.br