ONU: Brasil alcança resultados positivos no enfrentamento ao tráfico de pessoas

Compartilhe

O balanço, com um desempenho de 81,8%, foi realizado pela Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), lançou, nesta sexta-feira (30) o primeiro balanço do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (IIPNETP). A coletiva de imprensa, realizada no escritório do UNODC, apresentou análises e uma avaliação sobre o funcionamento do sistema de monitoramento e o progresso das 115 metas e 14 atividades do Plano, desenvolvidas ao longo dos últimos 19 meses. O balanço permite adotar estratégias para uma melhor execução nos próximos dois anos de sua vigência. A análise geral foi positiva, com um desempenho de 81,8% da média geral.

O Tráfico de Pessoas se configura, na atualidade, como um problema de escala global, sendo um fenômeno transnacional, multidimensional e multifacetado e é considerado uma das mais graves violações dos direitos humanos. Com o intuito de enfrentá-lo, o estado brasileiro deu um passo importante, em fevereiro de 2013, com a aprovação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (II PNETP) e a instituição de um Grupo Interministerial de monitoramento e avaliação.

Para saber mais sobre as metas e as atividades avaliadas do II PNETP e as ações já desenvolvidas até o momento acesse aqui.

Fonte: ONU Brasil

Temas deste texto: Tráfico Humano - Violência