Criança Segura e DETRAN organizam evento sobre trajeto escolar seguro como parte das ações da III Semana Global de Segurança Viária da ONU

Compartilhe

Dia 7 de maio o Auditório do Detran recebe especialistas em segurança no trânsito para o debate “Trajeto Escolar Seguro: Crianças em Trânsito” que contará com uma demonstração do uso de cadeirinhas para crianças ocupantes de veículos e a apresentação do projeto Rotas Seguras para Escolas, para crianças que vão a pé, além da exposição dedados sobre acidentes. O evento faz parte das atividades da III Semana Global de Segurança Viária da ONU, no âmbito da campanha #savekidslives, que reúne sociedade civil, entidades e órgãos de trânsito para uma chamada mundial e urgente pela segurança no trânsito.

A Criança Segura, como apoiadora da ação e organização responsável por encabeçar a campanha no Brasil, realizará em parceria com o DETRAN de São Paulo um debate, gratuito, focado na problemática dos acidentes de trânsito que acontecem com os pequenos no caminho casa-escola. Esse evento é direcionado especialmente a gestores e agentes da educação, saúde e trânsito e público em geral que se interesse na causa.

Serão apresentados dados atualizados de acidentes na infância no Estado de São Paulo, orientações de como deixar o caminho das crianças à escola mais seguro e como utilizar cadeirinhas nos carros. Nesse último tópico, receberemos uma delegação da Fundação Gonzalo Rodriguez, uma entidade do Uruguai, membro da rede Safe Kids, assim como a Ong Criança Segura.

Confirma programação completa:

10h – Abertura – Contexto Semana Global e Vulnerabilidade de crianças no trânsito
Diretor Presidente do Detran e ONG Criança Segura

10h30 – Dados Estatísticos sobre acidentes de trânsito com crianças no Estado de São Paulo
José Antonio Oka – Observatório Paulista de Trânsito (Detran.SP)

11h30 – Rotas Seguras para Escola
Alexandra Okada – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET SP)

12h30 – Demonstração de instalação de cadeirinhas
Valeria Motta e Mathias Silva (Fundação Gonzalo Rodriguez – Uruguai)

13h00 – Encerramento

Serviço
Data: 07/05/15
Horário: 10h às 13h30
Local: Auditório Detran. Rua João Brícola, 32, 4º andar
Inscrições somente por e-mail: educacao.detran@sp.gov.br

#SaveKidsLives
Em todo o mundo, mais de 500 crianças morrem todos os dias em acidentes de trânsito. Outras dezenas de milhares são feridas, muitas vezes deixando sequelas permanentes. Apenas no Brasil, por dia, mais de 5 crianças são vítimas fatais do trânsito e, por ano, cerca de 15 mil são hospitalizadas por esses acidentes. Uma realidade internacionalmente considerada como epidemia. Em resposta a esse grave problema, colaboradores de Segurança Viária das Nações Unidas lançam a campanha global #SaveKidsLives.

#SaveKidsLives chama a sociedade à ação para salvar a vida de crianças no trânsito em todo o mundo por meio da assinatura da Declaração das Crianças para a Segurança Viária. Essas declaração e assinaturas serão entregues na Terceira Semana Mundial de Segurança Viária das Nações Unidas, que acontece entre 4 e 10 de maio de 2015.
A declaração é inspirada em depoimentos de crianças de todo o mundo e contém importantes medidas a serem tomadas apresentadas por especialistas.

A campanha e a declaração estão no site www.savekidslives2015.org. Podem assinar pessoas físicas ou organizações, precisando apenas de nome, país de origem e email.

A CRIANÇA SEGURA
A CRIANÇA SEGURA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.
Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros. www.criancasegura.org.br

O DETRAN
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria. São competências do Detran.SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas. O objetivo do órgão é realizar todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da cidadania. http://www.detran.sp.gov.br/