SDH/PR lança campanha do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Compartilhe

Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) dá início à campanha do “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo principal é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O ministro da SDH, Pepe Vargas, participará do lançamento oficial, programado para o dia 18 de maio, no Parque da Cidade, no estacionamento do Parque Ana Lídia, em Brasília DF.

Para a mobilização geral do 18 de Maio também está previsto seminário no dia 19, no auditório da SDH, em Brasília. O encontro é destinado a profissionais e gestores que atuam nas redes de proteção a crianças e adolescentes com direitos violados. As inscrições para o seminário devem ser encaminhadas para o endereço 18demaio2015@gmail.com, indicando nome, órgão, função e contatos, até a data de 14 de maio de 2015. As vagas são limitadas.

A mobilização é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da SDH, de organizações da sociedade civil e demais órgãos de governo membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Estados e municípios participam das mobilizações em torno da data. Serão realizadas palestras, seminários, workshops, caminhadas, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Histórico – A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Material de divulgação da campanha – é composto por cartazes, banners, bonés, camisetas, sacolas, TVzinhas e adesivos. Eles podem ser acessados aqui.

 

Programação da mobilização geral para o Dia 18 de Maio

Ato/Show pela Vida contra a Violência

Data: 18 de maio

Horário: 9h às 12h

Local: Parque da Cidade, Estacionamento do Parque Ana Lídia/ Brasília DF.

Seminário Nacional sobre Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual

Data: 19 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Brasília DF.

Cerimônia Nacional em Alusão ao 18 de Maio

Data: 20 de Maio de 2014

Horário: 9h às 12h

Local: Câmara dos Deputados- Salão Negro – Congresso Nacional – Esplanada dos Ministérios/Brasília-DF

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social
(61) 2027-3491
www.sdh.gov.br
https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil