Sentidos do Nascer comemora Dia das Mães

Compartilhe

Em comemoração ao dia das mães a exposição Sentidos do Nascer preparou uma programação especial para o sábado, dia 09 de maio.

O evento abre com uma roda de conversas com a coordenadora geral de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, às 10 horas com o tema: O futuro do nascer no Brasil. Gestantes, maiores de 60 anos e crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade poderão ainda receber a dose de imunização contra a gripe, item importante para a prevenção da doença. O posto da campanha de vacinação funciona de 10 às 17 horas.

A programação da Sentidos do Nascer segue às 13h com a exibição gratuita do documentário O Renascimento do Parto, que retrata a grave realidade obstétrica brasileira, caracterizada por um número alarmante de cesarianas. A reflexão sobre a via de nascimento abrange questões físicas, sociais e psicológicas, e para conversar sobre este momento especial haverá um momento de discussão e tira dúvidas com a equipe da exposição.

A exposição Sentidos do Nascer está localizada no terraço descoberto do Shopping Boulevard (em Belo Horizonte), no segundo piso.

Exposição lúdica oferece experiência sensorial sobre parto e nascimento

A grande tenda vermelha instalada no terraço descoberto chama atenção pelas cores e proposta diferenciada de reflexão sobre o parto e nascimento através de uma experiência sensorial. Os visitantes passam por um circuito onde vivenciam diferentes momentos da gravidez e do nascimento, e são convidados a conhecer mais sobre novas indicações e práticas sobre o parto.

No primeiro momento os visitantes podem se ver grávidos em uma televisão, através de uma projeção de kinect, seguida por uma reflexão bem humorada sobre a cultura do consumo que envolve a maternidade. Um vídeo expõe os diversos pontos de vista sobre o parto, chamando a atenção para a diferença de opiniões e recomendações para as gestantes. Ao final, há a simulação da experiência do nascimento, que tem emocionado centenas de pessoas, e uma área com informações, exibição de vídeos, documentários e rodas de convesa.

A exposição Sentidos do Nascer foi um dos 12 projetos entre 183, selecionados pelo Ministério da Saúde (MS), Fundação Bill e Melinda Gates e pelo CNPq, para receberem um incentivo financeiro de R$8,4 milhões. A escolha priorizou trabalhos que buscam diminuir a alta taxa de nascimentos prematuros no país e ganhou apoio do UNICEF Brasil. Os curadores são a pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal da SMSA-BH, Sônia Lansky e pelo professor do programa de pós-graduação em História e Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) e Historiador da Ciência, Bernardo Jefferson de Oliveira. 

Existe atualmente uma grande necessidade da mudança de cultura sobre a cesariana: Apesar de muitos acreditarem ser a melhor opção para o nascimento dos bebês a cesariana envolve um risco até 3 vezes mais complicações para a mãe. Segundo Sônia Lansky, “É necessário mudar a forma como se nasce no Brasil. Sabemos que há efeitos graves para a saúde dos bebês, intervenções desnecessárias no corpo da mulher e no processo natural do parto, que deixam uma carga negativa para esse momento tão importante. Precisamos empoderar a sociedade sobre o que deve ser feito para a proteção da infância, da saúde de mãe e filho”.

A exposição é gratuita e ficará no Boulevard Shopping de BH até o dia 31 de maio.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DIA DAS MÃES

10h – Roda de conversas O Futuro do Nascer no Brasil com a coordenadora geral de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela  Vacinação

13h – Exibição gratuita do documentário O Renascimento do Parto

14:30 – Bate papo e tira dúvidas sobre gestação e parto

EXPOSIÇÃO INTERATIVA SENTIDOS DO NASCER NO BOULEVARD SHOPPING

Período: 04 a 31 de maio

Horário: Segunda à sábado – 10h às 22h ǀ Domingo – 10h às 20h

Local: Área externa, Piso 2 do Boulevard (Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia)

Informações: www.bouleardshopping.com.br ǀ (31) 2538-7438/ 7439

www.sentidosdonascer.org ǀ (31) 85633075 / 86961924