FAO: América Latina e Caribe é primeira região a alcançar duas metas de redução da fome

Compartilhe

A região da América Latina e Caribe deu um grande passo para a erradicação completa da fome ao reduzir tanto sua porcentagem como o número total de pessoas subalimentadas a menos da metade, assinala o relatório O Estado da Insegurança Alimentar na América Latina e o Caribe, publicado nesta quinta-feira (28) pela FAO.

De acordo com o relatório, em 1990-92, a América Latina e o Caribe começaram o desafio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com 14,7% de sua população afetada pela fome: para 2014-16, esta prevalência caiu a 5,5%, fazendo com que a região cumprisse a meta da fome dos ODM.

A região cumpriu também a meta da Cúpula Mundial da Alimentação (CMA), ao reduzir o número total de pessoas subalimentadas a 34,3 milhões.

“A história de sucesso da região é baseada pela situação macroeconômica positiva durante as duas últimas décadas e ao sólido e contínuo compromisso político dos países da América Latina e Caribe com a erradicação da fome”, explicou Raúl Benítez, representante regional da FAO.

O relatório da FAO informa que os avanços regionais se devem principalmente ao êxito que tem tido os países do Cone Sul, porém, o compromisso com a fome por ser visto por toda a região: no total, 17 países alcançaram a meta da fome dos ODM (mais que qualquer outra região do planeta) e 11 alcançaram a meta da CMA.

Próximo passo: Erradicação

De acordo com a publicação da FAO, a região foi a pioneira em propor não somente a diminuição mas também a erradicação total da fome por meio da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, que foi referendada por todos os países da região a partir de 2005.

O ponto mais alto deste processo de compromisso político durante as últimas décadas foi a adoção por parte da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) –  principal órgão de integração regional – do Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome, em janeiro de 2015.

Este plano visa a potencializar todas as ações regionais e estabeleceu o ano de 2025 como o limite para acabar com a fome. “O Plano CELAC representa um compromisso único de seu tipo e pode ser um dos fatores que determinam que a atual geração seja a última a conviver com a fome”, disse Benitez.

Fonte: ONU Brasil

Temas deste texto: Consumo - Nutrição