Inscrições abertas para o “V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância”

Compartilhe

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realiza, nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo, o V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância.

Neste ano, o tema do evento será “O que é qualidade nas políticas e nos serviços de promoção ao desenvolvimento infantil”. A proposta do simpósio é trabalhar a qualidade da atenção dada à infância nas dimensões política, educacional, de saúde, social e da informação.

A programação do evento inclui palestras sobre as perspectivas internacional e nacional da qualidade na educação infantil. Estarão em destaque os conceitos de qualidade na atenção ao pré-natal, parto e puerpério; no atendimento de saúde a crianças pequenas; no atendimento social a famílias com crianças de até 6 anos; e na informação sobre o desenvolvimento infantil.

Entre os palestrantes internacionais do simpósio estão: Christer Tofténius, conselheiro sênior do Ministério da Educação da Suécia; Hiro Yoshikawa, professor na área de educação da Universidade Steinhardt New York (Estados Unidos); Lori Roggman, professora e pesquisadora da Utah State University (Estados Unidos); Charlotte Cole, fundadora e diretora-executiva da ONG Blue Butterfly Collaborative; e Ronald Ferguson, professor da John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard (Estados Unidos).

A relação de participantes nacionais no simpósio inclui Maria Malta Campos, professora do programa de pós-graduação em Educação – Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Daniel Santos, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em Ribeirão Preto (SP); Simone Diniz, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP; Ieda Castro, secretária nacional de assistência social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); e Rosely Sayão, psicóloga e consultora em educação.

O encontro acontecerá no hotel Maksoud Plaza, que fica na alameda Campinas, 150, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. O custo da inscrição é de R$ 280. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de setembro pelo link http://www.eventos.tmp.br/fmcsv2015/visitantes/inicio.php incricoes. Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no hotsite do evento: http://www.ncpi.org.br/simposio/
 
A FMCSV é uma fundação familiar com sede na cidade de São Paulo e promove encontros em torno do tema do desenvolvimento infantil desde 2007. O modelo do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância surgiu em 2011, quando o encontro cresceu em importância e tamanho, passando a ser realizado pelo então recém-criado Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).
 
O NCPI é uma iniciativa colaborativa que abarca cinco instituições: FMCSV, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, CDC – Center on the Developing Child at Harvard University e David Rockefeller Center for Latin American Studies at Harvard University.

 

Fonte: Instituto C&A