OMS anuncia plano de saneamento e higiene para a erradicação de doenças tropicais até 2020

Compartilhe

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no dia 27 de agosto que está reforçando os serviços de água, saneamento e higiene para acelerar o progresso de eliminação e erradicação de doenças tropicais negligenciadas até 2020, que afetam mais de 1 bilhão de pessoas entre as populações mais pobres e mais vulneráveis do mundo.

“Milhões sofrem com as devastadoras doenças tropicais relacionadas à água, ao saneamento e à higiene, como a helmintíase transmitida pelo solo, a dracunculose, tracoma e esquistossomose, todas afetando principalmente as crianças”, disse Maria Neira, diretora da OMS para saúde pública, ambiental e determinantes sociais da saúde.

“As soluções existem, como o acesso à água potável, gestão de excrementos humanos, melhora da higiene e melhora da gestão ambiental direcionada. Essas melhorias não só levam à melhoria da saúde, mas também reduzem a pobreza.”

A OMS também disse que em 2015 mais de 660 milhões de pessoas ainda não têm acesso a fontes de água adequadas, quase 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e mais de 500 milhões de vidas são perdidas por ano como resultado de doenças tropicais negligenciadas.

 

Fonte: ONU Brasil

 

Temas deste texto: Direitos Humanos - População - Saúde