Participe da campanha em defesa das brinquedotecas hospitalares

Compartilhe

A Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBRI e o GT do Brincar, da Rede Nacional Primeira Infância, convoca a todos os defensores dos direitos das crianças a assinar uma petição pública em defesa das brinquedotecas hospitalares. As assinaturas serão entregues à deputada federal Luiza Erundina, para que reforce aos parlamentares da Comissão de Educação o interesse da sociedade na regulação da lei 11.104/2005, que determina a instalação de espaços para o brincar em hospitais com internação pediátrica.

Participe! O direito ao Brincar na Saúde e as brinquedotecas hospitalares foram tema do Seminário do GT do Brincar, que aconteceu em agosto, em Curitiba (clique aqui para ver a matéria), e reuniu especialistas de diversas organizações integrantes da RNPI como Rede Marista de Solidariedade, Rede IPA Brasil, Instituto Pensi, Instituto Brasil Leitor e Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

Veja o convite feito pela ABBRI:

“Prezados,

Finalmente, estamos chegando à meta de iniciar discussões no Congresso acerca da Lei 11.104 que determina a existência de Brinquedotecas em hospitais com internação pediátrica.

Aprovada em 2005, por iniciativa da Deputada Luiza Erundina, em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Brinquedotecas -ABBri – e com a mediação da profa. Nylce Cunha, pioneira do movimento das brinquedotecas no Brasil, a referida lei carece de regulamentação que possibilite tornar a Brinquedoteca Hospitalar uma realidade.

Uma audiência pública foi marcada para dia 03 de Setembro as 9h30, na Comissão de Educação da Câmara Legislativa, em Brasília. Nela, serão levados a discussão os principais critérios indispensáveis à implantação e funcionamento desses espaços lúdicos, bem como a necessidade de um profissional devidamente qualificado para exercer uma coordenação, interagir com famílias, equipe de Saúde e crianças e capacitar os voluntários, num contexto extremamente especializado e normatizado como é um hospital.

Estes pleitos foram divulgados à RNPI pelo GT Brincar em junho deste ano, mediante Carta Aberta. (Clique aqui para ver o documento). 

A Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri -, em sintonia com o GT Brincar da RNPI, lançou uma campanha de apoio à deputada Luiza Erundina, responsável juntamente com o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) pela requisição desta audiência. As assinaturas serão entregues a deputada Luiza Erundina, para que reforce aos parlamentares da Comissão o interesse da sociedade na regulação da lei.

Solicitamos o apoio à petição e a ajuda em sua divulgação, a fim de fortalecer  o movimento em prol dos direitos das crianças e adolescentes hospitalizados.

Segue o link da petição:

https://secure.avaaz.org/en/petition/Deputada_Federal_Luiza_Erundina_Regulamentacao_da_lei_1110405_para_efetivar_as_Brinquedotecas_Hospitalares/?pv=5

Maria Célia Malta Campos

Presidente – ABBri”

 

Fonte: Rede Nacional Primeira Infância