Diretor da FAO ressalta efeitos da mudança climática para a pesca na América Latina

Compartilhe

No encontro Nossos Oceanos, no Chile, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, reuniu-se com o ministro da Economia, Felipe Céspedes, o ministro do Meio ambiente, Pablo Badenier, e o subsecretário de pesca do Chile, Raúl Súnic, para discutir sobre formas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os desafios da mudança climática e setor de pesca nesta segunda-feira (5).

Na reunião, o diretor-geral da FAO elogiou o compromisso do Chile no combate à fome e convocou uma renovação de esforços para atingir os ODS.

Graziano da Silva destacou ainda a importância dos pequenos pescadores para o uso sustentável dos recursos naturais e o combate à pesca ilegal por meio das Medidas de Estado Diretrizes do Porto, que determina as normas que os barcos estrangeiros devem cumprir para utilizar os portos determinada nação.

“A mudança climática não é um problema do futuro, é um problema atual que exige estratégias de adaptação imediatas”, afirmou Graziano na reunião. O representante da FAO destacou ainda a importância de trabalhar para combater o aumento do nível médio do mar e suas consequências à salinidade e acidez das terras, a formação de secas e geração de pragas.

Fonte: ONU Brasil