Na quinta (22), Governo do Brasil e ONU mostram papel da agricultura familiar na redução da pobreza

Compartilhe

Na quinta-feira (22), o Escritório Independente de Avaliação (IOE), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a agência da ONU especializada no desenvolvimento rural, vai apresentar as conclusões de uma avaliação aprofundada sobre a estratégia e as operações apoiadas pelo FIDA no Brasil.

Na Mesa Redonda Nacional, que acontecerá no Centro de Eventos “Brasil 21” de Brasilia, o governo brasileiro e o FIDA vão discutir os resultados da avaliação e como a agricultura familiar e a cooperação Sul-Sul e Tringular contribuirão para transformar as zonas rurais e reduzir a pobreza rural no Brasil. As conclusões da avaliação e as discussões constituirão a base para desenvolver com o governo brasileiro a nova estratégia do FIDA para o país.

O encontro está aberto para a participação da mídia e a coletiva de imprensa acontecerá às 10h45 e contará com a presença dos seguintes representantes do governo brasileiro e do FIDA:

  • Governo brasileiro: Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Sr. Nelson Barbosa, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Sr. Patrus Ananias de Sousa.
  • Escritório Independente de Avaliação do FIDA: o diretor, Oscar Garcia, Diretor, e o vice-diretor e analista líder do Programa de Avaliação Brasil, Ashwani Muthoo.
  • Departamento de Gestão dos Programas do FIDA: Vice-presidente associada do Departamento de Serviços Corporativos, Lakshmi Menon Chengalth, diretor da Divisão para a América Latina e o Caribe,Joaquín Lozano.

Informações gerais:
A Mesa-Redonda Nacional é coorganizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil e o Escritório Independente de Avaliação do FIDA (IOE).

Participam neste evento representantes dos governos federal e estaduais do Brasil, de projetos e programas financiados pelo FIDA, organizações não-governamentais e civis (nacionais e internacionais), instituições acadêmicas, fundações, do setor privado e doadores.

Nos dias 18 e 19 de outubro, a delegação do FIDA realizará uma visita à área do projeto Dom Helder Câmara, no Estado do Ceará. A visita vai oferecer à delegação do FIDA a oportunidade de falar diretamente com os beneficiários dos projetos, os funcionários dos projetos, autoridades do governo federal dos governos estaduais,. Será também uma oportunidade para ver as atividades do projeto no terreno. Os jornalistas também estão convidados a participar desta visita.

A parceria do FIDA-Brasil resultou ao longo dos anos em um investimento de 825 milhões de dólares e permitiu que o Fundo e as autoridades brasileiras realizassem projetos bem sucedidos como Gente de Valor, Sertão e Don Helder Câmara, beneficiando mais de 360 mil famílias rurais pobres.

Para mais informações sobre o evento em Brasília e a visita ao projeto Dom Helder Câmara em Ceará ou para, organizar entrevistas com participantes-chave do evento, entre em contato com:

Jaqueline Rabelo Souza
Especialista em Comunicação do IOETel.
+39 06 5459 2786
Email:j.souza@ifad.org

Juan I. Cortés
Oficial de Comunicação para a América Latina e o Caribe divisão do FIDA
Tel. +39 06 54592882
Email: j.cortescarrasbal@ifad.org

 

Fonte: ONU Brasil