Centro Social Marista Propulsão promove I Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil

Compartilhe

De 25 a 27 de novembro, acontecerá em Curitiba o I Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil, para discutir os lugares da criança e do adolescente na atualidade. Serão quatro ações paralelas: o 1° Seminário Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil, o 1° Seminário Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil, a 2ª Jornada de Saúde Mental da UFPR, e o 4° Seminários Propulsão.

O encontro é um espaço para produzir e promover conhecimentos e articulações de rede em torno da saúde mental infantojuvenil. Durante os três dias serão debatidos assuntos como a redução de danos e o desafio de manejo com crianças e adolescentes em uso abusivo de álcool e outras drogas, lugares da criança e do adolescente na atualidade, judicialização dos laços familiares e as interfaces da saúde com a assistência social e a educação. Haverá, também, rodas de conversas simultâneas e mostras de experiências, que debaterão uma série de temas: prevenção, intersetorialidade, família, reinserção, educação, trabalho, atenção psicossocial, dentre outros.

Segundo o psicólogo Altieres Edemar Frei, diretor do Centro Social Marista Propulsão, o evento é fruto de relevante articulação e parcerias. “É um momento que representa o fortalecimento das redes de trabalhadores, estudantes e instituições na defesa de direitos da saúde mental e redução de danos de crianças e jovens no Paraná”, enfatiza.

A abertura do seminário será às 19h do dia 25/11, no Auditório Prof. Ulysses de Campos, e contará com a participação de Maria Cristina Ventura Couto, psicóloga e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Marcelo Kimati, do Departamento de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), que falarão sobre os lugares da criança e do adolescente na atualidade.

“O evento propõe diferentes mesas que se debruçam sobre a análise crítica das atuais políticas públicas, apresentando experiências e questionamentos sobre diferentes temáticas”, explica Regina Castanharo, uma das organizadoras do evento e professora da UFPR.

O evento é uma realização do Centro Social Marista Propulsão em parceria com o Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais e Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do apoio de diversas instituições na área da saúde.

Os Seminários acontecerão nos auditórios Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://propulsao.org.br.  

Serviço:

I Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil

IV Seminários Propulsão; II Jornada de Saúde Mental da UFPR; I Seminário Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil; I Seminário Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil

Data: 25 a 27 de novembro de 2015

Local: Universidade Federal do Paraná – Campus Botânico. Avenida Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, nos auditórios: Gralha Azul e Maurício Bissoli, do Bloco Didático II e Setor de Ciências da Saúde.

Informações e inscrições: http://propulsao.org.br/conhecimento-saude-mental-infantojuvenil
 

Sobre o Centro Social Marista Propulsão

O Propulsão é um dos Centros Sociais da Rede Marista de Solidariedade, localizado nas antigas instalações do Hospital Nossa Senhora da Luz, no bairro Rebouças, em Curitiba. É um projeto de Média Complexidade dentro das diretrizes das políticas de Assistência Social e Saúde, promovendo atendimentos em (re)inserção social gratuitos para adolescentes entre 14 e 18 anos que estiveram ou estão em tratamento por conta do uso abusivo de álcool e outras drogas e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociaise nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.brDe 25 a 27 de novembro, acontecerá em Curitiba o I Encontro Paranaense de Saúde Mental Infantojuvenil, para discutir os lugares da criança e do adolescente na atualidade. Serão quatro ações paralelas: o 1° Seminário Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil, o 1° Seminário Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil, a 2ª Jornada de Saúde Mental da UFPR, e o 4° Seminários Propulsão.