Porto Alegre recebe oficina de rádio sobre prevenção da violência contra crianças e adolescentes

Compartilhe

Profissionais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que atuam em rádios comunitárias, escolares, públicas, universitárias e comerciais estão convidados a participar da Oficina do projeto Nas Ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes que acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em Porto Alegre. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira-Fiocruz.

O projeto tem como objetivo agregar novos atores sociais às redes de atenção integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situações de violências valorizando o potencial da linguagem radiofônica na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz. 

Considerado o meio de comunicação de massa mais acessível, o rádio está presente na vida cotidiana de praticamente todos os lares brasileiros. A sua popularidade começa na linguagem oral que privilegia o fazer de outras atividades enquanto se escuta os programas radiofônicos, mantendo aguçadas as emoções, reflexões e criatividade dos ouvintes.

Atividades

Os inscritos participarão de uma oficina para sensibilização na temática da violência e atualização da linguagem do rádio utilizando a metodologia da problematização conexa às práticas da comunicação radiofônica na indução da educação em saúde. 

Durante a oficina os participantes produzirão peças radiofônicas (vinhetas, spots, rap, paródias, cordéis, etc.) que serão editadas e gravadas em CD. Os participantes podem levar instrumentos musicais (violão, pandeiro, cavaquinho e outros) para gravação das peças.

Serão oferecidas, 70 vagas, sendo 50 para radialistas de municípios distantes 50km ou mais de Porto Alegre e 20 vagas para o município de Porto Alegre e municípios do entorno (menos de 50km). Havendo excesso de inscritos o critério de seleção considerará as primeiras inscrições enviadas. 

O projeto cobrirá as despesas com almoço e lanche para todos os participantes e com passagem e hospedagem (café, almoço e jantar) para os que residem a 50km de distância ou mais, de Porto Alegre.

Programação: 

Sexta feira 19h –  dia 20 de novembro/2015 – Abertura e apresentação – Epidemiologia da violência.

Sábado 8:30 dia 21 de novembro/2015 – entrega do material, acolhimento, dinâmica e apresentação, introdução as temáticas (violência, redes de atenção, atualização na linguagem radiofônica) e inicio da produção das peças radiofônicas.

Domingo 8:30 dia 22 de novembro/2015  – continuação das gravações das peças e abertura de espaços para entrevistas e construção de material para utilização quando do retorno ao trabalho, Encerramento das atividades.  

 

Informações

Local da Oficina e hospedagem: Hotel Continental – Largo Vespasiano Julio Veppo 77, Centro – Porto Alegre

Data:  20, 21 e 22 de novembro de 2015

Para fazer a inscrição clique aqui