No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ONU pede mais inclusão e acesso para todos

Compartilhe

Com o tema “Inclusão importa”, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (3), pretende gerar consciência e mobilização sobre a situação de cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência, um dos grupos mais marginalizados do mundo.

“Construir um mundo sustentável e inclusivo para todos exige o completo compromisso das pessoas de todas as competências”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ele ressaltou que na Terceira Conferência Mundial sobre Redução de Riscos de Desastres, a ONU destacou o papel fundamental de pessoas com deficiência na promoção de uma abordagem mais universal no preparo e resposta a desastres. Por outro lado, a Conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontecerá em 2016 em Quito, tratará de incentivar a acessibilidade nas cidades do futuro.

“Precisamos fortalecer políticas de desenvolvimento e práticas para garantir que a acessibilidade seja parte do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, lembrou Ban,.“Isso requer o desenvolvimento do nosso conhecimento sobre os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam”.

Fonte: ONU Brasil