Mobilização Pela Educação Infantil

Compartilhe

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o movimento Todos pela Educação se reúnem com o Ministério da Educação para debater sobre o texto da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é o documento que vai definir, em âmbito nacional a partir de junho de 2016, os direitos e objetivos de aprendizagens que devem ser garantidos a todas as crianças e jovens, envolvendo todas as etapas da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

No encontro, do qual farão parte o Diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, a coordenadora da geral de Educação Infantil do Ministério da Educação, Rita Coelho, e a equipe de redatores de Educação Infantil para a BNCC, a FMCSV, o movimento Todos Pela educação e diversas entidades, institutos, organizações e especialistas da área, terão a oportunidade de apresentar suas contribuições frente aos desafios que precisam ser considerados na próxima versão do documento, que será apresentada no dia 15 de março.

A construção da Base está aberta para consulta pública desde setembro de 2015, e gerou a mobilização de diversos setores da sociedade para debater e contribuir com sua elaboração. Um desses movimentos é liderado pela FMCSV e pelo movimento Todos pela Educação, que têm buscado envolver organizações e especialistas em leituras críticas da Base para a Educação Infantil.

Os especialistas ouvidos são unânimes em alguns pontos de atenção da Base para a Educação Infantil. Os principais dizem respeito ao destaque para a intencionalidade educativa nas atividades e objetivos de aprendizagem, a necessidade de orientações específicas para bebês e crianças pequenas, a ênfase no papel e importância da brincadeira, o destaque para o desenvolvimento da linguagem escrita, e a inclusão do cuidar como um dos campos de experiência da Educação Infantil.

As contribuições desses especialistas estão sendo consolidadas em um documento que será apresentado ao MEC.

Essa mobilização da FMCSV e do Todos pela Educação integra também a iniciativa Movimento pela Base Nacional Comum, que reúne cerca e 60 instituições e especialistas na leitura crítica, discussão e aprimoramento da BNCC para todas as etapas da educação básica​.

Fonte: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV)