Campanha Defenda-se, pelos direitos da Criança e do Adolescente

Compartilhe

O Centro Marista de Defesa da Infância, integrante da Rede Marista de Solidariedade, apresenta a Campanha Defenda-se, criada em parceria com a IMAGO – Produções Educativas e a União Marista do Brasil, para promover a autoproteção de crianças contra a violência sexual.

A campanha tem como base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, especialmente no eixo de Prevenção, que assegura a realização de ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, fundamentalmente pela educação, sensibilização e autodefesa. Além disso, responde ao 3º Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, do qual o Brasil ainda não é signatário, que prevê a possibilidade da criança denunciar à ONU violações de seus direitos.

Pensando nisso, foram criados vídeos educativos que ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender do abuso ou da exploração sexual, a partir do conhecimento dos seus direitos sexuais, relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100 e outros canais que encaminham as denúncias sobre violações de direitos humanos.

Lançada em junho de 2014, a Campanha Defenda-se reconhece e incorpora o direito à participação pois confia às crianças o papel central de seus 10 vídeos, promovendo um diálogo amigável sobre quais são as alternativas de autodefesa contra a violência sexual, como por exemplo, não ter medo nem vergonha de pedir ajuda, proteger as partes íntimas, diferenciar os carinhos saudáveis dos abusivos, conhecer e utilizar os canais de denúncia.

Atento às peculiaridades das diferentes infâncias, a Campanha Defenda-se reeditou todo o material e agora dispõe de vídeos com áudio-descrição, libras, legendas em português, espanhol e inglês, além de spots para rádio. Acreditamos que a ampliação da linguagem possibilitará que mais crianças tenham condições de se defender da violência sexual.

Com as noções básicas apresentadas pelos vídeos aumentam as chances de que crianças identifiquem em seu cotidiano situações de violência sexual na família, na escola e em outros locais que frequentem e relatem o que aconteceu a alguém de confiança. O adulto tem papel importante nesse processo, mas haverá momentos em que meninos e meninas estarão sozinhos diante destas e de outras situações de violência. Nestes casos, até mesmo para pedir ajuda, a criança precisa ter conhecimento sobre o que está acontecendo para poder agir, desempenhando um papel importante na quebra do ciclo da violência sexual. 

Portanto, para contribuir nas ações já desenvolvidas por esta instituição, encaminhamos a Campanha para acesso gratuito em plataformas online e para download através dos canais do Grupo Marista, no intuito de fortalecer as redes de atenção e proteção das infâncias, adolescências e juventudes brasileiras.

Para maiores informações sobre a Campanha Defenda-se e para veicular os conteúdos em suas redes, entre em contato:

Centro Marista de Defesa da Infância
Rua Rockefeller, 1679 – Rebouças
(41) 3271-6238 |6239 | 6240
centro.defesa@solmarista.org.br
www.defenda-se.com